EVENTOS
Liderança rural: a importância de criar conexões e se posicionar no agronegócio
15 de junho de 2023, data em que o Sistema Faep dá o pontapé na terceira edição do Liderança Rural, cultivando conexões do Sistema FAEP/SENAR-PR.
É direto de Londrina, Norte do Paraná que tudo começou. Com a CEO do portal Sou Agro, Sirlei Benetti, sendo a mediadora deste evento que faz muita diferença na vida do produtor. E é representado por ela que o Sou Agro vai estar presente em toda a trajetória de dez encontros em várias regiões do estado.
Uma imersão quando se fala em liderança. Centenas de produtores rurais reunidos no propósito de se posicionar dentro do agronegócio.
O evento itinerante promove o intercâmbio de ideias e fortalece o associativismo e o surgimento de novos líderes no meio rural.
Neste ano, o evento vai passar além de Londrina por Cambará, Pato Branco, Toledo, Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Carambeí e Campo Largo.
O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette detalha a importância doa encontros: “é um evento que sentimos na sociedade brasileira que é uma democracia que o nosso setor está muito desorganizado na área política e de representatividade. Então a ideia desses dez eventos é mostrar a família rural, aos produtores, a formação de novas lideranças”, detalha.
Mas como é possível fazer isso, como o produtor pode ser um representante do setor?
”Então por exemplo: governador queria taxar o setor rural, toda sociedade, esse povo se mobilizou para que os deputados não aprovassem e o governador tirasse a urgência do projeto. Esse é um exemplo. Outro exemplo, a questão do CAR, a estrutura governamental ela muito complicada, aqui no Paraná praticamente num funcionou direito, então também corremos atrás da bancada federal. São fatos políticos que mexem com a vida econômica do produtor rural. Então se o produtor rural quer viver na sociedade, quer ser apreciado também é o caminho nosso é cada vez mais nos aperfeiçoar nas lideranças, a conexão é justamente tentar juntar todas as ideias de todas as regiões pra que o produtor também saiba o que vale ter uma representação, o que vale é também participar no seu município, não só no Sindicato Rural, mas as comissões municipais. Por exemplo, será que nós estamos fazendo em nossos municípios, por exemplo, uma discussão com a questão da educação municipal? Olha, nós temos que criar liderança e discutir o que nós podemos fazer pra melhorar. Então aqui é uma oportunidade que a gente tem de prestar conta a eles e eles também a gente ouvir pra nós continuarmos fazendo um trabalho em benefício não apenas só do produtor, mas sim da sociedade paranaense”, finaliza o presidente.
O ENCONTRO
Em cada encontro, os participantes encontrarão uma programação repleta de informações que vão colocá-los a par do funcionamento das diferentes instâncias representativas do sistema sindical rural, que tem nos sindicatos rurais sua primeira esfera de ação, no nível municipal, passando pela FAEP no âmbito estadual e a Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária (CNA) em âmbito federal. Fortalecer os laços entre produtores e essas instituições é outro intuito do encontro.
Além de produtores associados e membros da diretoria dos sindicatos rurais, os encontros também buscam atingir um público formado por produtores e produtoras que ainda não têm envolvimento com o sistema sindical. Para atrair esse grupo, o evento vai trabalhar diversos temas, como a importância da representatividade e da liderança no meio rural. Nesse momento, a linguagem é mais lúdica e as atrações mais numerosas, com apresentação de estudos de caso, palestras e atividades de integração.
O SENAR-PR também marcará presença durante os encontros, colocando à disposição os 250 cursos de seu catálogo. Suas formações são reconhecidas pela qualidade e abrangência. As capacitações contemplam praticamente todas as áreas da atividade agropecuária, além de temas transversais, importantes em qualquer empreitada rural.