EVENTOS

Evento integra alunos, familiares e educadores em escola do meio rural

Emanuely
Emanuely

Momentos de conhecimento, integração e cooperação. Assim foi o Dia da Família na Escola realizado, recentemente, no CAESC de Pouso Redondo, no Vale do Itajaí. A ação contemplou palestra organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, com Luiz Paulo Soares sobre o tema “Família, vocês são Insubstituíveis”.

O supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa , destaca que o evento já se tornou tradição para os pais e alunos no município de Pouso Redondo. “A contribuição Senar/SC com uma palestra sobre a importância da família e seu papel na formação das crianças serviu ainda mais para fortalecer a parceria entre as entidades no intuito de proporcionar o desenvolvimento humano por meio da educação. Isso é fundamental não somente para fortalecer o aprendizado das disciplinas como também para ampliar a capacidade crítica, emocional e de relacionamento dos alunos”.

MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO

O Dia da Família nas Escolas integra o Movimento Santa Catarina pela Educação que tem como propósito uma ação articulada com diversas instituições, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

É uma iniciativa da Fiesc, desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar/SC), Transportes e Logística (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que o apoio dos familiares estimula os estudantes a elevar o interesse pela busca de um bom futuro profissional. “Visitamos muitas propriedades gerenciadas por jovens que são excelentes sucessores e percebemos que o incentivo da família esteve entre os fatores fundamentais para que buscassem formação em cursos técnicos e superiores. Cada vez mais, percebemos jovens gerenciando propriedades com dedicação e profissionalismo e isso confirma que ações como o Dia da Família na Escola valem a pena”.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo , enfatiza que a participação da família na educação dos filhos é essencial para o processo de educação e formação de cidadãos no campo e na cidade. “É uma satisfação sermos parceiros de uma iniciativa que sensibiliza a família sobre a importância de se envolver e acompanhar as crianças e adolescentes nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas nas escolas”.

(Com CNABRASIL)

(Emanuely/Sou Agro)