AGRONEGÓCIO
Embrapa orienta sobre boas práticas em qualidade do leite
Tecnologias e conhecimento precisam ser compartilhados e, principalmente, chegar até aos produtores rurais. Para contribuir com o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, a Embrapa Rondônia lançou no final de maio, o vídeo “Boas Práticas em Qualidade do Leite”, na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, como parte das atividades de comemoração do 50º aniversário da Empresa. O material educativo apresenta recomendações importantes para melhoria da qualidade microbiológica da matéria-prima que reflete na oferta de produtos lácteos mais nutritivos e seguros para o consumidor.
O vídeo reúne o resultado de 12 anos de pesquisas em qualidade do leite com foco na identificação dos principais pontos de contaminação do produto por bactérias durante a ordenha. O trabalho contemplou propriedades rurais que apresentam as condições de produção de leite predominantes em Rondônia. As práticas recomendadas foram avaliadas e definidas com base nesses resultados. Produzido no âmbito do Projeto Transferência de Tecnologias para o Fortalecimento da Pecuária de Leite em Rondônia – Projeto Transtec, a iniciativa com apoio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Proleite.
“A conscientização sobre a adoção de boas práticas exige esforço conjunto de instituições e indústrias que fazem parte da cadeia produtiva do leite. Este material é uma importante estratégia para compartilhar informações sobre o tema, principalmente, entre produtores e técnicos que atuam nesta cadeia, visto que a adoção desse conjunto de práticas reduziu em mais de 90% a contagem dos principais grupos de bactérias deteriorantes no leite”, explica Juliana Dias, pesquisadora da Embrapa Rondônia e responsável pelas atividades do projeto.
O vídeo está disponível no canal do YouTube da Embrapa, na íntegra e também dividido em quatro etapas: 1. Manejo de ordenha, 2. Limpeza e desinfecção de utensílios de ordenha, 3. Limpeza e desinfecção de equipamentos de ordenha, e 4. Limpeza e desinfecção de tanques de expansão
Produção de leite em Rondônia
De acordo com dados do IBGE, o estado de Rondônia é o décimo maior produtor de leite no Brasil, com uma produção de 741 milhões de litros em 2021, valor que representa 40% da produção da região Norte. A produção de leite no estado é de base familiar, com predomínio de propriedades com baixa adoção de tecnologias. A atividade envolve 25.870 produtores, com média de produção diária de 62,2 litros por propriedade e produtividade de 5,0 litros/vaca/dia, conforme dados obtidos pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON em 2022.
Pesquisas em Qualidade do Leite e desafios
Desde 2011, a Embrapa Rondônia realiza estudos para caracterização epidemiológica das propriedades rurais e da qualidade do leite produzido no estado. Segundo Juliana Dias, os resultados das pesquisas demonstram os indicadores de qualidade do leite, regiões e perfis de propriedades que devem ser priorizados em programas de melhoria da qualidade pela iniciativa privada e pública.
Entre os principais desafios apontados para a qualidade dessa matéria prima em Rondônia estão o atendimento aos limites de contagem bacteriana, a baixa adoção de boas práticas de ordenha e a adequação das condições de ordenha e de resfriamento do leite, principalmente em tanques coletivos. Os estudos indicam que o maior fator de risco associado à qualidade está na entrega do leite no tanque coletivo quando esta é realizada por intermediários, resultando em atraso na refrigeração do leite e falhas no manejo dos latões.
(Com EMBRAPA)