milk

Depois de altas consecutivas no 1° quadrimestre, preço do leite sinaliza queda

Emanuely
Emanuely
milk

O comportamento dos preços do leite cru segue atípico em 2023. Com uma safra pouco expressiva, as cotações registraram alta no primeiro bimestre em função da oferta limitada; no segundo bimestre, o avanço da entressafra intensificou o movimento de valorização.

Assim, no acumulado do ano, os preços do leite cru subiram 11,8%, atingindo R$ 2,8961/litro na “Média Brasil” líquida em abril – valor 9,3% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de abril/23). Contudo, a tendência altista deve se encerrar no terceiro bimestre – algo bastante incomum para o setor, uma vez que, historicamente, esse período é caracterizado pela elevação das cotações em decorrência da queda sazonal da produção.

Com pressão de importados e consumo fraco, preços caem em maio
A concorrência entre laticínios pela venda de derivados aos canais de distribuição aumentou significativamente em maio, segundo relatos de colaboradores do Cepea. Esse cenário foi justificado pela combinação de dois fatores: o aumento das importações e o enfraquecimento do consumo interno.

Importações aumentam 43% em maio e triplicam em um ano
Após recuo em abril, as importações de lácteos subiram 42,95% em maio, totalizando 208,8 milhões de litros em equivalente leite, segundo dados da Secex. Esse volume é 3,2 vezes maior que o adquirido em maio/22. Considerando-se o acumulado do ano (de janeiro a maio/23), as compras externas somam quase 878 milhões de litros em equivalente leite, superando em 213,4% (ou seja, em pouco mais de 3 vezes) o volume registrado no mesmo período do ano passado.

Custo da pecuária leiteira segue recuando em maio
O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira caiu 2,31% entre abril e maio na “Média Brasil”, que considera os estados de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS. O movimento foi justificado por desvalorizações registradas em algumas das principais categorias de insumos que influenciam os custos de produção, dentre as quais se destacam os concentrados, adubos e corretivos.

(Com CEPEA)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas