APICULTURA

De Missal para o Brasil: produtores de mel recebem certificado inédito

De Missal para o Brasil: produtores de mel recebem certificado inédito
Liliane Dias
Liliane Dias

É de Missal, no Oeste do Paraná, a primeira agroindústria do estado a receber o Selo Arte. Com isso a produção que iniciou para atender a demanda da família Konzen, agora poderá vender o produto tem todo território nacional. A empresa pertence a família do senhor Luiz Konzen, e fica localizada na Linha Padre Feijó.

Há cerca de 20 anos eles trabalham na produção de mel, de forma bem artesanal. No fim do ano passado eles ficaram sabendo sobre a possibilidade de receber o selo. E aí com a ajuda da coordenadora do serviço de inspeção de Missal, Elen Patrícia Nascimento Macorim, a família começou a fazer as mudanças necessárias. Em abril deste ano a agroindústria recebeu o selo que possibilitará a venda do produto em todo o país.

“Como era uma agroindústria mais antiga, eles precisaram fazer algumas adequações da estrutura e implantar os programas de alto controle necessários para conseguir o selo”, explicou Elen.

O principal motivo, além do reconhecimento da qualidade do produto, era expandir a venda que até então era limitada ao Paraná, para todo o Brasil.

Família Konzen

“No começo era uma pequena produção para consumo da família, mas depois vimos ali uma possibilidade de negócio”, explicou o senhor Luiz Konzen que agora pretende aumentar em pelo menos 50% a produção das 200 colmeias.

A esposa do senhor Luiz, Dirce Konzen, lembrou que para conseguir o selo, além das mudanças de estrutura, eles precisaram fazer cursos, mas agora poderão vender no Brasil todo o produto de qualidade que produzem.

Na produção de mel, também trabalham o filho Anderson e a nora Jéssica.

Sobre o Selo Arte

O Selo Arte é um certificado de identidade e qualidade, que possibilita o comércio nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal. Houve a necessidade de se criar um sistema de gestão, ágil e descomplicado, que viabilizasse a operacionalização dos processos de solicitação, análise, concessão e controle dos produtos certificados.

Neste sentido, criou-se o Sistema de Gestão do Selo Arte – SGSA. Sistema este que, em conjunto com o Sistema de Gestão de Serviços de Inspeção – SGSI e o Sistema de Gestão de Estabelecimentos – SGE integra a plataforma do e-SISBI.
O Sistema de Gestão do Selo Arte pode ser utilizado pelos entes federativos concessores de Selo Arte, serviços oficiais de inspeção (SGSI e SGE), produtores interessados em certificar os seus produtos, consumidores e usuários externos para consulta sobre a regularidade dos produtos junto ao órgão oficial.

Para solicitar a certificação (Selo Arte) devem ser atendidos dois pré-requisitos básicos: cadastro no SGSI do serviço oficial de inspeção ao qual o estabelecimento está vinculado; e cadastrado no SGE do estabelecimento e do produto a ser certificado.

(Liliane Dias/Sou Agro)