Conheça como funciona o trabalho do Patologista Veterinário
Nesta quinta-feira (15) comemoramos o Dia do Patologista Veterinário. Esses profissionais são especialistas altamente capacitados que estudam e analisam amostras de tecidos, órgãos e fluidos corporais de animais. Eles investigam as alterações celulares e moleculares para identificar a causa e a natureza das doenças.
Seu trabalho é fundamental para determinar os diagnósticos precisos, auxiliar na escolha das terapias adequadas e fornecer informações valiosas para a saúde e bem-estar dos animais. Temos muito orgulho em ter em nosso corpo clínico uma médica veterinária patologista clínica que é responsável pelo Setor de Patologia Clínica do HVU – Hospital Veterinário UNIGUAÇU Escola.
“A patologia clínica veterinária trabalha, em grande parte, com amostras sanguíneas dos pacientes. Sabe quando você vai ao laboratório para coletar sangue e fazer exames? É a mesma coisa, somos as pessoas que vão receber o exame e processar todas as dosagens. A diferença de um especialista na área é o auxílio e a assessoria que pode ser prestada ao médico veterinário responsável pelo caso. A interpretação dos exames em conjunto é muito importante, e assim podemos auxiliar ativamente em um diagnóstico junto ao clínico ou cirurgião. Uma das razões que escolhi essa área é a paixão pelo ambiente de laboratório e de pesquisa.
A Fisiologia que envolve a saúde do paciente e as alterações que encontramos nos exames, tudo isso é muito interessante”, explicou a médica veterinária patologista clínica, professora Me. Bruna Todeschini Vieira. Na rotina clínica do HVU, são realizados exames como: hemograma, com diferencial leucocitário realizado em lâmina; pesquisa de hemoparasitas e contagem de reticulócitos; dosagem de fibrinogênio e proteína plasmática; dentre os bioquímicos com as dosagens de enzimas hepáticas, renais, proteínas, bilirrubinas,
triglicérides, colesterol, glicose, dentre outros.
Tudo isso, em busca de um diagnóstico rápido e preciso dos animais. “O que mais os médicos veterinários precisarem para realizar um check-up ou chegar a um diagnóstico mais preciso. Sempre oferecendo o serviço de assessoria, auxílio com interpretação e outras
dúvidas que possam surgir, bem como a sugestão de outros exames”, finalizou a médica veterinária.
Além de sua contribuição direta no diagnóstico de doenças, os patologistas veterinários também desempenham um papel importante na pesquisa científica. Eles investigam novas doenças, estudam a progressão de enfermidades e desenvolvem métodos de diagnóstico mais precisos. Seu trabalho é fundamental para o avanço da medicina veterinária, melhorando a qualidade de vida dos animais e ajudando a prevenir surtos de doenças.
Deixamos registrado aqui nossos parabéns a todos os médicos veterinários patologistas pelo seu compromisso e dedicação aos animais. Seu trabalho muitas vezes ocorre nos bastidores, mas é essencial para a saúde e o bem-estar dos nossos companheiros de quatro patas.
Inscrições abertas para o curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNIGUAÇU
Com um corpo docente altamente qualificado, a graduação em Medicina Veterinária acompanha as novas tecnologias do mercado. Os profissionais dessa área são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos animais que são criados para a produção de alimentos, como carne, leite e ovos. Além disso, esses profissionais também são responsáveis por prevenir e tratar doenças animais, como a febre aftosa e a peste suína, que podem afetar a produção e causar grandes prejuízos econômicos.
Garanta sua vaga no vestibular na Faculdade que entende o Agro!
Acesse: uniguacu.com.br/vestibular-de-inverno-2023 preencha com os seus dados e pronto! A prova será no dia 17 de junho às 14h em nosso Campus na cidade de São Miguel do Iguaçu. Para mais informações ligue para (45) 3565 – 3181.
(Com UNIGUAÇU)