FOTO: Arquivo
AGRICULTURA

Colheita do feijão 2º safra teve pouco avanço devido às chuvas

FOTO: Arquivo
Emanuely
Emanuely

A colheita do feijão 2º safra teve pouco avanço devido às chuvas na região oeste do Paraná. É a cultura que está sofrendo maiores prejuízos, uma vez que boa parte das áreas se encontram na fase de maturação. A colheita do milho 2º safra teve início. As precipitações ocorridas serão benéficas para as áreas mais recentes.

Isto acontece apesar da ausência de sol, da umidade alta e das baixas temperaturas, as quais causaram um atraso no desenvolvimento, adiando ainda mais a colheita desta cultura cujo plantio já ocorreu em uma época tardia do calendário.  Poucas áreas de milho estão na fase de maturação fisiológica.

O plantio de trigo foi concluído, e as condições de desenvolvimento são boas até o momento. Porém, vários dias consecutivos de chuva estão comprometendo o bom desempenho da cultura, sendo a principal preocupação relacionada às doenças
foliares. A cultura da aveia também está se desenvolvendo bem.

feijão

Sul

As chuvas que ocorreram na semana levaram à paralisação das atividades agrícolas. Os agricultores estão concluindo a colheita da soja, preferencialmente, pois essa cultura é mais sensível a períodos de muita umidade. O milho ainda possui algumas áreas pendentes para a colheita, mas as atividades foram interrompidas com o início das chuvas. Grande parte das lavouras ainda se encontra na fase de
frutificação.

A colheita do feijão continua na região e já foi finalizada em alguns lugares, restam apenas pequenas áreas em estágio final do ciclo, o que é considerado tardio para a região. Algumas lavouras estão comprometidas pelas chuvas, pois foram dessecadas ou estão próximas da colheita, tendo sua qualidade prejudicada, principalmente na variedade carioca.

De modo geral, os rendimentos estão bem abaixo do esperado, devido a problemas climáticos e à contínua queda nos preços, o que tem desanimado os produtores. Os produtores de tangerina estão menos otimistas para esta safra. A colheita está em pleno andamento neste mês de junho, mas foi praticamente paralisada nesta semana devido às chuvas contínuas.

O atraso no desenvolvimento, devido a fatores climáticos durante a floração, como chuvas excessivas e baixas temperaturas, afetou a polinização e resultou em pomares com poucas frutas, afetando também o tamanho e a qualidade.

A cultura da batata da 2º safra está em fase de maturação e colheita, mas a produtividade está um pouco abaixo do esperado devido a um período de baixa precipitação. Em algumas regiões as lavouras implantadas serão destinadas à produção de batata-semente para uso
próprio.

Devido ao solo encharcado, o andamento da colheita também foi prejudicado, resultando em um aumento significativo do seu preço nos últimos dias. Os cereais de inverno, como a cevada, que já foram semeados, apresentam bom desempenho até o momento, assim como as áreas com aveia e azevém destinadas à pastagem de inverno.

O plantio do trigo está em andamento, porém de forma lenta. As chuvas têm atrapalhado o andamento desse processo, e causou atrasos no cronograma normal de plantio. No entanto, acredita-se que será possível recuperar o tempo perdido assim que o clima melhorar. A maioria das lavouras encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo e está apresentando um bom desenvolvimento até o momento, devido ao clima favorável.

Confira o boletim completo AQUI

(Emanuely/Sou Agro)