Após onça atacar porca, Ibama orienta moradores

Emanuely
Emanuely

Um produtor rural da região de Boqueirão do Thomas, em Biriricas, interior de Domingos Martins, foi acordado, com gritos de uma porca, que ele criava na propriedade. Pensando que ela havia prendido a perna, ele levantou e foi até o chiqueiro onde ela estava, mas se deparou com uma onça a atacando.

“A reação que eu tive foi gritar. E a onça, que estava agarrada no focinho da porca, pulou do chiqueiro e correu para o meio da mata. Como o local fica iluminado para espantar os morcegos, deu para ver muito bem que era uma onça-pintada”, garantiu o produtor de orgânicos Willian Volkers Thomas, 37 anos.

Ele contou que a porquinha, apelidada de Tuty, era o xodó das crianças. A onça arranhou as costas e perna da porca e chegou a esmagar parte do focinho e crânio. “A porca ainda estava viva, mas agonizando, porque estava muito ferida. Tive que sacrificá-la”, lamentou Willian.

Tuty era o xodó da propriedade e a alegria das crianças

O produtor rural afirmou que todos os anos os esturros da onça são ouvidos nas florestas da região, mas nunca um felino havia atacado um animal doméstico. “Estamos em uma região cercada pela mata, mas nunca um animal havia sido atacado por uma onça”, informou.

A propriedade onde a onça realizou o ataque fica na divisa de Domingos Martins com Santa Leopoldina e Cariacica. O produtor disse que entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental, que informou a ele que o caso deveria ser comunicado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que foi feito nesta segunda-feira (05).

ORIENTAÇÕES IBAMA

Independentemente do tipo de onça que atacou a porquinha Tuty, as orientações são as mesmas. O Ibama listou algumas das ações que o cidadão deve fazer ao se deparar com uma onça.

  • Mantenha a calma e dê espaço para o animal escapar. Se ela não correr, não se aproxime e não dê as costas ao animal. Nunca corra de uma onça, pois isso pode estimular seu instinto natural de caça;
  • Sem tirar os olhos da onça, fale alto (não gritando) e firme. Faça o que puder para parecer grande. Levante os braços ou abra seu casaco, porém sem movimentos bruscos. Caminhe para trás lentamente, até chegar a uma certa distância em que você possa seguir seu caminho. A onça provavelmente fará o mesmo;
  • Se estiver acompanhado de criança, pegue-a no colo para evitar que a mesma saia correndo, ou coloque-a atrás de você.

(Com Montanhas Capixabas)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas