Foto: Assessoria

Venda de máquinas agrícolas cresce no primeiro trimestre no Brasil

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Assessoria

As vendas de máquinas agrícolas no Brasil no primeiro trimestre deste ano tiveram um leve incremento de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) durante a Agrishow 2023, em Ribeirão Preto.

Em 2022, as vendas chegaram a 14.128 e, mesmo com previsões negativas anunciadas em fevereiro, a comercialização atingiu 14.145 unidades em 2023, informou o vice-presidente Anfavea, Alexandre de Miranda, durante a feira.

A entidade havia divulgado em fevereiro a previsão de um decréscimo de 3,5% nas vendas de máquinas para 2023, o que equivaleria a 65 mil equipamentos comercializados. Mas o fechamento do trimestre surpreendeu e a previsão é de melhorias.

Março aquecido

Quando se considera o mês, só em março, 6.207 máquinas foram vendidas, enquanto no mesmo período do ano passado, foram 4.689. A comparação representa um crescimento de 32,4%. “O ano de 2022 foi excelente e 2023 tende a ser interessante. Há apetite de compra, as montadoras estão fazendo financiamentos interessantes, mas o pequeno produtor ainda necessita de recurso equalizado para poder comprar, quando não há Pronaf e Moderfrota. Mesmo assim, o mercado está bom”, afirmou Miranda, que considera a linha em dólar, anunciada pelo BNDS, interessante, principalmente, para o médio e grande produtor.

“Hoje, quem está comprando é o cliente que realmente precisa. Não temos o Moderfrota operando, mas o cliente está na feira, porque entende que há necessidade de ter tecnologia embarcada”, acrescentou Miranda, que reforça a necessidade de ter um Moderfrota disponível e um Plano Safra definido com projeções equalizadas para o produtor que precisa e quer comprar.

Com informações do Globo Rural

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas