Setor do Mapa monitora diariamente amostras para prevenir gripe aviária

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários, ligada à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) está intensificando as ações para o monitoramento das ações relacionadas à influenza aviária.

No setor, é feito o acompanhamento diário da quantidade de amostras que chegam para análise laboratorial, com o objetivo de monitorar um possível aumento da demanda. “Caso a demanda de amostras aumente muito, disparamos outros laboratórios para darem conta”, explica o diretor do Departamento de Serviços Técnicos, José Luiz Vargas.

Atualmente, a análise das amostras é feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, em Campinas, que é a unidade de referência reconhecida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), Mas, caso haja aumento da demanda, outros laboratórios estão prontos para atuar na análise das amostras.

“Esperamos não precisar utilizar essa capacidade toda, mas, se preciso for, o Ministério da Agricultura e Pecuária está preparado para analisar toda a demanda que for necessária”, diz Vargas.

Na última segunda-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou a detecção dos primeiros casos do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em três aves silvestre no litoral do Espírito Santo. “A Coordenação- Geral de Laboratórios Agropecuários tem feito um exercício hercúleo de dar capacidade de análise das amostras recebidas durante o último ciclo de monitoramento, para dar tranquilidade ao sistema produtivo de que não temos a influenza aviária em granjas comerciais até o momento”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas