Produção de azeite de oliva extravirgem /Foto: Thiago Cruz

RS avança na produção de azeites de Oliva

Liliane Dias
Liliane Dias
Produção de azeite de oliva extravirgem /Foto: Thiago Cruz

# souagroO uso de novas tecnologias na produção de azeite de Oliva, tem feito com que o Rio Grande do Sul se destaque na produção nacional. Somente em uma fazenda localizada em Dom Feliciano, no Centro-Sul do estado, a produção saiu de 80 mil quilos em 2022, para 150 mil quilos na safra de 2023. E para ajudar no processo de colheita, os produtores estão investindo em novas tecnologias que auxiliam na retirada das oliveiras. Pois para garantir a qualidade do produto, o tempo entre a retirada do fruto e a extração do azeite é fundamental.

Um dos equipamentos utilizados nas fazendas é o shaker, ele auxilia na retirada das oliveiras e traz mais rapidez ao processo que antes era feito de forma manual. A colheitadeira balança as árvores e rapidamente consegue fazer a colheita.

Além do aumento da produção, o Rio Grande do Sul conta com o único grupo oficial que faz avaliação de azeites importados, o que ajuda o consumidor a não cair em fraudes e comprar produtos adulterados.

Impróprio para consumo! Casal do PR vendia azeite adulterado pela internet

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, o Brasil é o segundo maior consumidor de azeite de oliva do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E por conta dessa demanda, o estado tem avançado na produção que saltou de 17 marcas em 2017, para 80 este ano.

O objetivo é manter o RS como líder nacional, respondendo por 75% da produção, sendo seguido por Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Segundo o Ministério da Agricultura, o azeite de Oliva é o segundo produto mais fraudado no mundo.

Benefícios

O azeite de oliva é conhecido há séculos como um dos óleos mais saudáveis ​​disponíveis. Ele é extraído das azeitonas, frutas oleaginosas produzidas pela oliveira, e é amplamente utilizado na culinária mediterrânea. O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico. Estudos mostram que o consumo regular dessas gorduras está associado a um menor risco de doenças cardíacas, incluindo a redução dos níveis de colesterol LDL (o “mau” colesterol) e pressão arterial.

(Liliane Dias/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas