Gastronomia
Queijos Perfeitos para o Outono
#sou agro| No outono, quando a temperatura começa a ficar mais amena, iniciamos a mudança nos hábitos alimentares para opções um pouco mais calóricas. É apenas o início de um mergulho nos alimentos do inverno, quando, aí sim, entramos sem remorso no cozido, na feijoada, nas costelas assadas e tudo o que temos direito.
Inove fazendo uma salada com sabores separados. Uma seleta de legumes, mozarela de búfala, beterraba fatiada, corações de alcachofra e folhas de endívia para servirem de apoio como se fossem as antigas barquetes de massa. A bebida você decide, mas vinhos tintos variados combinam perfeitamente. Não se esqueça também de colocar pães diferentes fatiados.
- Quase dois anos livre da febre aftosa sem vacinação, Paraná quer abertura de novos mercados para proteína animal
- Projeto permite consulta de limite de resíduos em produtos vegetais exportados
Comece com os queijos de massa mole com sabor, como o camembert e o reblochon, tradicional nas montanhas que separam a França da Suíça, preparado com leite muito enriquecido e sabor marcante.
Os queijos chamados duros são maravilhosos. Por exemplo, um autêntico emmental suíço seguido de um pecorino italiano preparado com leite de cabra e de um grana padano italiano.
O tradicional queijo brie francês é acompanhado por um queijo maasdam holandês feito 100% com leite de cabra com leve sabor de nozes. É ideal para quem tem intolerância à lactose.
Harmonize tudo com um pouco de queijos picantes como o gorgonzola italiano e um edam holandês com pimenta.
Combinações com vinho
Queijos suaves combinam com vinhos tintos leves. Alguns tipos de queijos são: Gouda, Estepe, Mussarela e Edam;
Queijos de gosto um pouco mais forte combinam com vinhos tintos encorpados. Alguns tipos de queijos são: Gruyère, Emmental, Prato, Suíço, Camembert, os fundidos, Cheddar e Brie;
Queijos picantes combinam com vinhos brancos bem secos. Alguns tipos de queijos são: Provolone, Parmesão, Gorgonzola e Queijo Reino.
(Com agências)