Quedas do Iguaçu conquista livre comercialização de produtos coloniais em todo o Paraná

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Após um longo período de adequações nos sistemas de inspeção municipal, o município de Quedas do Iguaçu, na região oeste do Paraná, conquistou a chancela do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR).

O trabalho, desenvolvido desde julho de 2021, contou com a parceria do Sebrae/PR, que realizou consultorias por meio do Programa Cidade Empreendedora e, depois, acompanhou o setor de inspeção municipal para indicar as melhorias que precisariam ser feitas e, também, indicar os caminhos para a obtenção do Susaf-PR.

“Todo o processo é encaminhado para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Depois, em parceria com o órgão, desenvolvemos uma capacitação dos representantes do município junto aos produtores e pequenos empresários. Com tudo isso ocorrendo de acordo com as normativas, o Susaf-PR é concedido para o município”, explica o consultor do Sebrae/PR, Reges Friedrich.

Com o selo, há possibilidade de expansão de mercado para os produtores, pois o Susaf-PR permite a livre comercialização de produtos coloniais em todo o estado, com atenção especial à agricultura familiar e de pequeno porte.

“A partir do momento em que o município se adequa ao Susaf, oportuniza maior acesso a mercado e crescimento, impactando no desenvolvimento do município. É uma conquista muito importante que abre possibilidades para os empreendedores da cidade”, completa Reges.

Adequações

Para aderir ao Susaf-PR, o município precisa adequar o sistema de inspeção municipal com base nos critérios estabelecidos pela Adapar, que orienta o município a implantar um serviço de inspeção, apresentando modelos de legislação e documentos, indicando as legislações do País que norteiam os serviços de inspeção.

Fica sob a responsabilidade do município a montagem do processo de análise documental do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) alinhado às exigências do Susaf. Com isso feito, o município deve comprovar todas as etapas e, a partir daí, poderá ser autorizado a inspecionar e orientar agroindústrias para adequação dos manuais e práticas, permitindo a comercialização dentro do território estadual e garantindo a segurança e qualidade desses alimentos.

“Víamos a necessidade em dar esse passo por vermos o potencial de algumas agroindústrias locais, que estavam crescendo e investindo, mas tinham essa área de comercialização limitada de cerca de 30 mil habitantes. O Susaf-PR permite que essa produção alcance todos os consumidores do Paraná e o município tem muito a ganhar pela geração de emprego e renda a partir da ampliação”, comenta a médica veterinária Ariane Ferreira Gonçalves, que atua no Serviço de Inspeção Municipal de Quedas do Iguaçu há 13 anos.

“Quando um produtor rural ou empresário que tem uma agroindústria é informado que seu produto tem qualidade o suficiente para ser comercializado além dos limites do município é muito satisfatório tanto para nós que batalhamos por isso, quanto para o produtor. Agora, podemos dar essa oportunidade de crescimento às agroindústrias do município”, comemora Ariane.

Valternei Marcelo Pereira poderá ser um dos beneficiados. Sócio-proprietário da empresa ligada à piscicultura, ele está com grande expectativa em relação ao Susaf-PR, tendo em vista que, segundo ele, a chancela vai abrir muitas portas comerciais devido às garantias de qualidade e processo que o Selo dá.

“Começamos algumas obras e melhorias pensando no Susaf-PR e, com ele, o nosso plano é começar a atender diretamente aos supermercados, trabalhar melhor o marketing e diversificar o nosso público-alvo. Vou ter mais segurança para comercializar e conseguirei garantir a qualidade do meu produto”, celebra o empreendedor.

Sobre o Susaf-PR

O Susaf foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM.

O Susaf compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização que poderá ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.

Além de Quedas do Iguaçu, outros 29 municípios do Paraná possuem a chancela.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas