Pecuária: Estimulador natural proporciona ganho de até 6kg por mês no confinamento

Emanuely
Emanuely

#sou agro| O ciclo de confinamento está começando com expectativas positivas. O objetivo é superar o desempenho de 2022, com 6,95 milhões de bovinos em terminação, segundo o Censo de Confinamento DSM, que monitora mais de 2,5 mil fazendas pecuárias em todo o país.

“O potencial da pecuária de corte intensiva é enorme em todo o território brasileiro. Porém, devido às diferentes condições climáticas e ambientais, a técnica requer planejamento e conhecimento do manejo nutricional e sanitário para garantir alta produtividade – e menores chances de contratempos no meio do processo de engorda”, ressalta o médico-veterinário e gerente de produtos para Animais de Produção da Pearson Saúde Animal, Thales Vechiato.

Vechiato explica que no início do protocolo de confinamento os animais podem apresentar baixo desempenho devido à adaptação na nova rotina. “Quando retirado do pasto, o gado segue para um espaço reduzido e passa a receber dieta controlada e em cochos. Do transporte até a mudança da alimentação, os animais passam por um período de estresse que pode afetar sua imunidade, deixando-os mais vulneráveis a infecções e ao aparecimento de doenças, além de afetar também seu apetite – comprometendo o resultado econômico”.

Em um cenário em que poucos quilos a mais fazem a diferença entre o lucro e o prejuízo, a suplementação auxilia na absorção de nutrientes, refletindo em ganho de peso. É o que comprova bateria de experimentos com o uso de estimulador hormonal natural Aminofort em bovinos confinados.

“A prática mostra que esse suplemento proporciona melhoria no escore do animal. Aminofort é um revitalizante e estimulante orgânico que supre as deficiências de aminoácidos, vitaminas e oligominerais, carentes nas fontes naturais dos alimentos além da presença de hidrolisado de órgãos e glândulas, o único do mercado nacional. Além disso, auxilia na promoção da fertilidade de machos e fêmeas, na regularização do cio, no crescimento, na produção de leite, no ganho de peso, nas defesas orgânicas contra enfermidades e na recuperação de animais fracos, magros e refugos, além de estimular o apetite, ser anti-estressante no período de transportes, pós-parto, pós-cirurgias e no desmame”, explica o médico-veterinário.

Thales Vechiato informa que em uma das fazendas onde o produto da Pearson foi testado, observou-se ganho de peso bastante positivo. “Separamos os animais em dois lotes: no primeiro, os animais não receberam suplementação; já no segundo receberam três doses de 10ml do produto. Ambos os grupos contavam com animais de 23 a 30 meses convivendo no mesmo ambiente com a mesma alimentação. Após 84 dias, os resultados mostraram diferença de 13,04 kg a mais nos animais suplementados com Aminofort”.

“Na média, Aminofort gera ganho diário de 40g a 120g. Descontado o rendimento de carcaça, o aumento mensal é de 6kg, em média”, destaca o especialista. “A suplementação é uma importante aliada do pecuarista no confinamento, pois comprovadamente gera ganho de peso em menos tempo, além de possibilitar adaptação ao ambiente de forma mais ágil e aceleração do metabolismo”, ressalta Vechiato.

(Com agências)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas