Foto: Ari Dias/AEN
ESPECIAIS

Paraná bate recorde na geração de empregos no primeiro quadrimestre

Foto: Ari Dias/AEN
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O Paraná bateu recorde na geração de empregos no primeiro quadrimestre deste ano. As Agências do Trabalhador e postos avançados de atendimento do Paraná encerraram os quatro primeiros meses do ano com 45.836 postos de trabalho intermediados, o melhor resultado obtido na história do Sine estadual – até então o recorde era em 2013, com 40.831. No comparativo com o primeiro quadrimestre de 2022 (39.371), o Paraná cresceu 16,42% em empregabilidade via rede Sine. Em relação a 2012, registro mais antigo da série histórica, a evolução foi de 31,69%.

O mês de abril também ficou marcado por um recorde: 12.680 pessoas encaixadas no mercado de trabalho, melhor marca desde 2013 (11.747). Houve um avanço de 21,62% em comparação ao mesmo período em 2022, quando a rede Sine colocou 10.426 trabalhadores em vagas de emprego.

O desempenho em abril deste ano representou 40,84% dos 31.050 contratos efetivados pelo Sistema Nacional do Emprego (Sine) em todo o País, porcentagem que o mantém na liderança do ranking nacional de empregabilidade com apoio do Estado, com ampla vantagem sobre São Paulo (3.357) e Ceará (3.289), respectivamente segundo e terceiro colocados. Em quarto, quinto e sexto lugares aparecem os estados do Rio Grande do Sul (2.282), Bahia (1.920) e Mato Grosso do Sul (1.683).

Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, o resultado obtido pelo Paraná tanto no mês quanto no acumulado do ano consolida o Estado como o mais eficiente do País em empregabilidade via Sine. “Em abril, o Paraná empregou, através das Agências do Trabalhador e postos de atendimento, o que outros seis estados que aparecem na sequência colocaram juntos no mercado via rede Sine. É realmente uma marca importante para consolidar a nossa liderança nacional em intermediação de mão de obra”, disse.

Moraes ressaltou ainda que a excelente posição que o Paraná ocupa hoje no cenário nacional na geração de empregos é resultado de um conjunto de ações adotadas pelo Governo do Estado para alavancar o saldo de empregos com carteira assinada no Estado. “O Governo tem promovido ações pontuais em inúmeras localidades para ampliar mensalmente o número de atendimento em toda nossa rede Sine, em especial a realização de mutirões temáticos e a circulação do ônibus do programa Emprega Mais Paraná pelo maior número possível de municípios”, afirmou.

Melhor do Sul

O volume de vagas concretizadas intermediadas pelas Agências do Trabalhador no Paraná em abril também foi o maior entre os estados do Sul, representando 81,61% dos 15.538 contratos de trabalhos realizados na região, empregando 455,65% mais que o Rio Grande do Sul (2.282) muito mais do que Santa Catarina, que encerrou o mês com 576 empregos intermediados pelo Sine.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)