Foto: São Carlos Agora

O que já se sabe sobre a queda do helicóptero que fazia voos na Agrishow

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Nós mostramos aqui no Portal Sou Agro que duas pessoas morreram em uma queda de um helicóptero que fazia voos na Agrishow, uma das maiores feiras agropecuárias do mundo.

O que se sabe até agora, conforme publicado pelo portal São Carlos Agora, é que, segundo o proprietário, a aeronave passou por manutenção há 15 dias. A informação foi repassada pelo dono do helicóptero durante o registro da ocorrência na polícia.

O portal São Carlos Agora publicou que, segundo os registros da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave prefixo PR-HRC é um AS 350 B2, esquilo, fabricado em 2005 pela Helibras, semelhante ao usado pela Polícia Militar.

O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do helicóptero era válido até 04/2024, ou seja, em situação regular, apto para voar. Durante o dia, a aeronave fez várias vezes o trajeto entre a feira Agrishow em Ribeirão Preto e São Carlos, transportando passageiros.

Os pilotos Luiz Ricardo Lazarini, 47, e Eber Carvalho Guilhen, 46, estavam a caminho da Agrishow em Ribeirão Preto para buscar tripulantes, quando no meio do trajeto, caiu na área pertencente a fazenda Pixoxo. Ambos morreram na hora.

Segundo os registros oficiais, policiais militares apuraram que Luiz Ricardo Lazarini, 47, e Eber Carvalho Guilhen, 46, pilotos privados devidamente registrados junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), haviam realizado o transporte de quatro tripulantes da Agrishow em Ribeirão Preto até a empresa Siltomac em São Carlos e estariam retornando para Ribeirão, com o objetivo de buscar mais passageiros, dentre eles o sócio da empresa, quando no trajeto, por motivos ainda desconhecidos, houve a queda.

Em seguida a aeronave pegou fogo e ficou completamente queimada. Os corpos que foram arremessados cerca de 7 metros de distância ficaram parcialmente carbonizados.

Funcionários da fazenda relataram que antes da queda ouviram barulho da aeronave que estaria sobrevoando baixo e em seguida escutaram estouros, ocorrendo a queda e explosão na sequencia.

A Polícia Científica compareceu no local e realizou a perícia. Um celular e duas carteiras foram recolhidos pelos peritos.

O delegado Gilberto de Aquino comunicou o fato ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), que orientou que o local permanecesse isolado até a manhã desta quinta-feira (4), quando uma nova perícia deve ser realizada pelo órgão.

Os corpos que foram reconhecidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de São Carlos. O caso é investigado pela políca.

Confira o vídeo sobre a queda do helicóptero AQUI.

Com Portal São Carlos Agora

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas