PECUÁRIA
Mesmo livre de Febre Aftosa sem vacinação, SC mantém alerta para sanidade dos animais
#sou agro| A Secretaria de Estado da Agricultura realiza nesta terça-feira, 30, o VI Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa. Este ano o Estado comemorou 16 anos do reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação. O evento ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da TVAL.
O status sanitário diferenciado foi fundamental para que o Estado se tornasse o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, além de abrir as portas para os mercados mais exigentes e competitivos do mundo. O evento contará com três palestras e uma mesa redonda ao final.
- Paraná completa dois anos do status de área livre de febre aftosa sem vacinação
- Quase dois anos livre da febre aftosa sem vacinação, Paraná quer abertura de novos mercados para proteína animal
O evento faz parte do Mês da Saúde Animal dos Animais de Produção. Desde 2022, em Santa Catarina o mês de maio é dedicado às ações de promoção da sanidade dos animais de produção. A escolha se deve, em maior parte, ao marco da certificação da Febre Aftosa recebida pelo Estado.
Ao longo do mês foram realizados diversos outros eventos educativos e comemorativos em prol de sensibilizar a sociedade catarinense sobre a responsabilidade compartilhada na manutenção do status sanitário em saúde animal conquistado pelo Estado.
Palestrantes:
Marcia Stuelp – suinocultora há 20 anos, empreendedora rural.
Jorge Lima – Gerente Executivo do Sindicarne e ACAV
Diego Severo – Médico Veterinário e Diretor de Diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc
(Com ACN)