EVENTOS
Exposoja 2023 mostra inovação dos vírus frente às lagartas
#sou agro| No período de 10 a 13 de maio o agronegócio piauiense realiza sua maior feira tecnológica, a Exposoja, focada no manejo da oleaginosa. O evento ocorre no distrito de Nova Santa Rosa, no município de Uruçuí, deve superar R$ 500 milhões em negócios e receber 20 mil visitantes, segundo informam os organizadores. Serão mais de 100 expositores.
Entre as inovações mostradas no local, a companhia AgBiTech destacará uma linha de bioinseticidas específicos para controle de lagartas da soja. Líder global e local desse segmento, a companhia também leva à Exposoja uma equipe técnica especializada.
- Quase dois anos livre da febre aftosa sem vacinação, Paraná quer abertura de novos mercados para proteína animal
- Projeto permite consulta de limite de resíduos em produtos vegetais exportados
Anuncia ainda resultados, recentes, considerados altamente relevantes no controle das lagartas S. frugiperda, Helicoverpa spp e C. includens. A AgBiTech distribui no país os biolagarticidas Cartugen® e Armigen®, largamente empregados pelos sojicultores, isoladamente ou associados a inseticidas químicos.
“Os bioinseticidas a base de baculovírus da companhia, trouxeram uma revolução ao manejo integrado de lagartas. Além de eficácia comprovada, essa tecnologia transfere sustentabilidade e relação custo-benefício favorável, ante os investimentos de ponta realizados pelo produtor na safra”, resume Pedro Marcellino, diretor de marketing da empresa, de origem australo-americana.
Conforme o executivo, produtores que visitarem a Exposoja conhecerão outras inovações desenvolvidas para o país, entre elas uma tecnologia de última geração com vistas ao controle da lagarta Rachiplusia nu. Para vários especialistas, esta praga tende a ser o mais novo problema dos agricultores em determinadas regiões produtoras de soja.
(Com agências)