Embrapa lança três cultivares de amendoim na Agrishow 2023

Emanuely
Emanuely

#sou agro| Na última segunda-feira, 1° de maio, a Embrapa lançou durante Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola que acorre em Ribeirão Preto (SP), as três novas cultivares de amendoim do tipo rasteiro (Runner), direcionadas para atender a indústria de alimentos, além de possibilitar a exportação in natura e na fabricação do óleo bruto. Essas novidades são portadoras da característica de alto teor de ácido oleico, possibilitando que os grãos conservem suas qualidades originais por maior tempo depois da colheita, o que garante uma maior shelf life (vida útil de prateleira).

Jair Heuert, engenheiro agrônomo, que coordena a rede de parcerias do Programa de Melhoramento do Amendoim da Embrapa, com as principais empresas da cadeia produtiva do amendoim, destaca que as três cultivares foram amplamente testadas no estado de São Paulo. “Durante a validação, mostraram-se altamente produtivas, adaptadas às condições regionais e tiveram uma excelente avaliação comercial dos grãos”, afirma Heuert.

Uma das parceiros da EMBRAPA na multiplicação de sementes dessas novas cultivares é a CRAS BRASIL, indústria situada em Itaju (SP) e responsável por 25% de todo o volume de óleo de amendoim exportado pelo Brasil. “Nós acreditamos no potencial do nosso País para aumentar a sua participação no mercado internacional de amendoim. Para viabilizar este crescimento, é necessário aumentar a área plantada, a eficiência no plantio e o melhoramento genético para tornar as espécies mais resistentes a epidemias de pragas e doenças, com maior teor de óleo e com menor período de maturação. Por isso, investimos e atuamos fortemente junto aos produtores para difundir essas sementes, possibilitando o acesso a essa tecnologia, com aumento de produtividade e rentabilidade”, comentou o CEO da CRAS Brasil, Rodrigo Chitarelli.

O executivo reforçou também os benefícios do produto na alimentação saudável, uma vez que a composição química do óleo de amendoim é próximo a do óleo de oliva e a sua riqueza em ácidos monoinsaturados contribui para redução de triglicerídeos e no aumento do HDL (colesterol bom). “E tudo é aproveitado. Nós trabalhamos ainda com o subproduto dessa produção, o farelo de amendoim, que possui alto teor de proteína, superior a 45%, energia e controle das micotoxinas, indicados para confinamento de ruminantes (boi) e bacia leiteira”, completa.

Principais características das cultivares da Embrapa.

BRS 421 OL se destaca pelo excelente padrão de grãos, de tamanho grande e formato alongados, com possibilidade de 70% retidos na peneira 38/42, o maior tamanho do mercado, conferindo um ótimo rendimento industrial. Essa cultivar é de ciclo tardio, com destaque para sua ampla adaptabilidade e moderadamente resistente às principais doenças foliares.

BRS 423 OL expressa um elevado potencial produtivo, de ciclo precoce, moderadamente suscetível as principais doenças foliares causadas por fungos e moderadamente resistente as viroses. Predominância de grãos médios/grandes com distribuição predominante nas peneiras 38/42 e 40/50, no formato arredondado.

BRS 425 OL é a primeira cultivar brasileira derivada de espécies silvestres, conferindo uma excelente sanidade e rusticidade. Essa cultivar é de ciclo médio, com tamanhos de grãos médio, predominantemente nas peneiras 40/50, de formato arredondados, requisitados no mercado de drageados (revestidos). Além disso, pode ser uma boa opção para a indústria de óleo de amendoim devido a ter uma porcentagem um pouco acima das anteriores.

Importância do lançamento em Ribeirão Preto (SP)

O estado de São Paulo é o principal produtor de amendoim do Brasil, com estimativa de produção de 787,8 mil toneladas para a safra 2022/23, representando mais de 90% da produção nacional.

(Com embrapa)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas