Embora estas culturas sejam geralmente fáceis de cultivar na maioria dos climas americanos, há algumas questões a considerar quando se planeja o cultivo de grãos. Doenças, como a ferrugem do caule de aveia, podem reduzir significativamente as culturas potenciais. Saber como tratar a ferrugem do caule de aveia será a chave para o sucesso.
No passado, a ferrugem do caule de aveia foi um grande problema para os produtores comerciais, resultando em grandes perdas de rendimento. Hoje em dia, o problema é mais facilmente controlado. A ferrugem do caule de aveia é uma doença fúngica. O sinal mais visível da ferrugem é a formação de pequenas pústulas vermelhas acastanhadas ao longo do caule das plantas de aveia. Em casos graves, esta descoloração também será vista ao longo das folhas e das vagens.
Prevenção e controlo da ferrugem do caule
Embora o tratamento da ferrugem do caule de aveia com um fungicida seja uma opção para os produtores comerciais, a melhor técnica para controlar a doença é a prevenção. O fungo de inverno que causa a ferrugem é transportado pelo vento. Isto significa que o saneamento do jardim e a remoção de material vegetal previamente infectado é extremamente importante.
Além disso, as culturas plantadas e colhidas a tempo são menos susceptíveis de serem afectadas pela doença. Além da limpeza adequada do jardim e dos programas de rotação de culturas, a probabilidade de aveia com ferrugem do caule pode ser reduzida através da remoção de árvores de abeto próximas, que servem de plantas hospedeiras para o fungo.
Nos últimos anos, a introdução de novas e melhoradas variedades de aveia ajudou os cultivadores a gerir melhor o risco de ferrugem do caule nos seus jardins. Ao plantar, procure variedades de aveia que sejam resistentes à ferrugem do caule. Estas técnicas, juntamente com a compra de sementes de fontes respeitáveis, ajudarão a melhorar as hipóteses de obter uma cultura de aveia cultivada localmente.
(Com Noticias de Jardim)