EVENTOS
Programa terá US$ 4 milhões para aceleração de startups em biosoluções de eucalipto
#sou agro| A Suzano Ventures, corporate venture capital da empresa, e a Cycle Momentum, uma aceleradora e operador de inovação aberta, lançaram globalmente o Programa de Aceleração de Startups em Biossoluções – Edição Global 2023, com objetivo de acelerar e formar parcerias com startups deep techs para contribuir no avanço da bioeconomia.
O programa começa em junho e tem duração de seis meses, com foco em startups voltadas para negócios focados em biomassa de eucalipto e embalagens sustentáveis. Ao todo, oito startups serão selecionadas para participar da iniciativa, sendo que toda a busca, contato e seleção serão feitos por meio da expertise da Cycle Momentum. A empresa também será responsável pela construção da dinâmica do programa e por disponibilizar mentores(as) e apoiadores(as) para realizá-lo.
- Nuvem impressionante cobre o céu de Foz do Iguaçu
- Entenda a importância de vacinar contra a Influenza Equina
A Suzano Ventures, por sua vez, disponibilizará investimentos de até US$ 4 milhões para as startups mais promissoras, além de oferecer parceria estratégica com acesso a recursos humanos, técnicos de P&D e mercado.
“O programa de aceleração é fundamental na nossa estratégia de negócios. Nós queremos acionar o ecossistema mundial early stage de bioeconomia, criar fluxo de negócios e ter acesso a tecnologias inovadoras que possibilitem um futuro cada vez mais sustentável. Tudo isso em um processo colaborativo entre a Suzano e as startups”, afirmou Júlio Ramundo, diretor da Suzano Ventures.
“A Cycle Momentum está muito animada de ser parceira do Bio-Solutions Startup Program. Essa é uma grande oportunidade para as empresas selecionadas de crescerem junto de nossa parceira, Suzano, nossos mentores e experts. Esse programa oferece oportunidades ímpares para negócios early stage liderarem o caminho nas tecnologias de conversão da biomassa e embalagens sustentáveis”, disse Patrick Gagné, CEO da Cycle Momentum.
O secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Ricardo Senna, da Semadesc falou da importância dos programas de apoio a pesquisa, por parte das empresas. “O estímulo às inovações, às soluções baseadas na natureza, se constituirão nos vetores da aceleração do processo de desenvolvimento neste século 21. Por essa razão, apoiar e fortalecer empresas inovadoras e ecossistemas de inovação é uma estratégia que pode garantir às economias sul-mato-grossense e brasileira um novo patamar e mais elevado patamar de competitividade”, destacou Senna.
COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA
As startups interessadas em participar da mentoria devem atender a seis critérios de avaliação:
A empresa deve estar desenvolvendo uma tecnologia e/ou modelo de negócio com alto potencial de crescimento e buscando um parceiro estratégico e investidor;
Estar na fase de financiamento seed ou pré-seed;
A solução deve estar em nível de maturidade tecnológica de 3 ou superior;
O foco da startup deve ser o mercado global;
Se selecionado(a), o(a) fundador(a) ou CEO da empresa deve estar disponível entre junho e dezembro para participar da aceleração;
a empresa deve existir há mais de um ano, além de ter ao menos dois funcionários.
As startups que atenderem aos critérios de avaliação e tiverem interesse em participar do programa devem realizar a inscrição até 15 de maio por AQUI
(Com Semadesc)