Profissionais recebem treinamento sobre Síndrome Respiratória de Aves
A Supervisão Regional de Passo Fundo da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) promoveu uma oficina prática de coleta de amostras para atendimento à suspeita de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. A atividade é uma continuidade do treinamento de atualização do Serviço Veterinário Oficial (SVO), com ênfase em atendimento de casos suspeitos, colheitas em atividades de vigilância ativa do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e atuação em emergência.
O módulo teórico foi conduzido pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa), de forma virtual, e o módulo prático foi ministrado pelos fiscais estaduais agropecuários e médicos veterinários da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Passo Fundo, Ana Paula Burin Fruet e Marcello Sebe Ferreira. A oficina ocorreu no município de Tapejara com a participação de médicos veterinários, técnicos agrícolas e técnicos em pesquisa agropecuária que compõem o quadro da Supervisão.
Segundo a supervisora regional de Passo Fundo, a fiscal estadual agropecuário Michele Tainá Maroso, devido a essa concentração da avicultura industrial na região, de relevância sanitária e econômica, “é essencial o treinamento prático para atualização de todos os técnicos que compõem o Serviço Veterinário Oficial, como uma das ações de vigilância para influenza aviária que estão sendo executadas em todas as regiões pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul”, ressalta.
A Supervisão Regional de Passo Fundo apresenta intensa atividade de avicultura e a região conta atualmente com uma capacidade de alojamento de 70 milhões de aves, possuindo incubatórios, granjas de matrizes de recria e produção e granjas de frangos de corte.
Com Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul