AGRONEGÓCIO
Primeiro Fórum Soja Baixo Carbono será realizado na ExpoLondrina
#sou agro| A Embrapa Soja e as empresas apoiadoras do Programa Soja Baixo Carbono (PSBC) realizarão hoje, a partir das 8h15, o 1º Fórum Soja Baixo Carbono, no Pavilhão Smart Agro, durante a Expo Londrina, em Londrina (PR).
Este Fórum marca o início das atividades conjuntas entre a Embrapa e as empresas apoiadoras do PSBC: Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM, UPL), que buscam com esta iniciativa agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento global.
- Uso sustentável da água no agronegócio contribui com o futuro do planeta
- Aplicativo móvel auxilia na gestão do crescimento de bezerras de leite
Durante a solenidade de abertura, será assinado o termo de compromisso entre as organizações que estão construindo as diretrizes do protocolo SBC. “Estamos em consonância com as demandas mundiais de redução das emissões de gases de efeito estufa em cadeias e produtos”, declara o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.
“Neste sentido, entendo ser preciso um esforço de inovação setorial para estimular a mitigação, o sequestro de carbono e captura e estocagem de carbono no processo produtivo de soja. Nossa proposta é reconhecer os produtores rurais brasileiros que já vem utilizando as tecnologias sustentáveis, assim como ampliar a adoção de sistemas pautados pela sustentabilidade”, defende Nepomuceno.
Para abordar as oportunidades, as perspectivas e as tendências de produção no âmbito da agricultura de baixo carbono, o Fórum contará com a palestra da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fabiana Villa.
A programação técnica estará composta também da palestra sobre o Programa Soja Baixo Carbono, tema a ser abordado pelo pesquisador da Embrapa, Henrique Debiasi. O pesquisador irá descrever os principais desafios técnicos encontrados no processo de inovação que engloba a construção da certificação da soja produzida em sistemas sustentáveis no Brasil.
(Com Embrapa)