Foto: CNA

Plantio de trigo transgênico é tema de debate na CNA

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: CNA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu nesta semana as oportunidades para o plantio de trigo transgênico (HB4) no país na Câmara Setorial das Culturas de Inverno do Ministério da Agricultura.

Segundo o presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Paulo Barroso, o trigo transgênico HB4 é a primeira tecnologia do cereal com tolerância a seca e salinidade. Ele explicou que a nova proteína (HB4) no trigo vem do girassol, de onde o histórico de consumo é antigo e seguro.

Para o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, a nova tecnologia servirá de insumo para expandir a produção de trigo no Brasil, caso sejam comprovadas a produtividade e a competitividade em relação às variedades existentes.

O presidente da Câmara, Hamilton Jardim, comentou sobre as dificuldades quanto ao seguro agrícola para a cultura e as quebras de safra há pelo menos dois anos, mesmo com as lavouras semeadas dentro da janela ideal.

Outro agravante à situação atual são os baixos preços do trigo, que comprometem a margem dos produtores diante da alta dos custos de arrendamento, além de menor cobertura do seguro rural.

O colegiado prepara documento com subsídios para pleitear alterações e sugestões junto à Coordenação-Geral de Seguro Rural do Ministério da Agricultura.

Com CNA

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas