AGRICULTURA
Instituições pretendem expandir programa de capacitação a produtor rural
Instituições pretendem expandir programa de capacitação a produtor rural. A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA se reuniu, nesta semana, para debater a proposta de expansão do programa Agroplus, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
A iniciativa foi criada em 2013 com o objetivo da capacitação gratuita ao produtor rural e fomentar a melhoria contínua dos indicadores sociais, ambientais e econômicos das propriedades brasileiras.
Na reunião, o gerente de Sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, informou que, desde o lançamento do programa, 6,2 mil fazendas em dez estados (MS, MG, GO, MA, MT, BA, TO, PI, PA e RS) participam do programa com assistência técnica, totalizando 7,2 milhões de hectares de áreas agrícolas com soja, milho, café, algodão, trigo, pecuária, cana e sistemas agroflorestais.
- Sonda acústica instalada no reservatório da Itaipu irá ajudar no canal da Piracema
- Embriões de equinos congelados poderão ser comercializados para a Argentina
O Agroplus, anteriormente chamado de Sojaplus, promove cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, regularização ambiental, dias de campo e visitas técnicas para análise e monitoramento de indicadores de desempenho socioambientais e econômicos.
O presidente da comissão, Ricardo Arioli, afirmou que a CNA trabalha para construir uma parceria com o Agroplus no sentido de sensibilizar as federações estaduais e aproximar o produtor rural das iniciativas para a melhoria contínua das propriedades rurais.
“Existe total sinergia do programa com as iniciativas do Sistema CNA/Senar, como a capilaridade da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que pode complementar o PRAVALER e as oportunidades para captação de crédito verde”.
Com CNA