Foto: Portal Idea

Depois de enfrentar problemas de armazenamento, cooperativa paranaense volta a receber grãos

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Portal Idea

Depois de enfrentar problemas de armazenamento, a Frísia Cooperativa Agroindustrial do Paraná, voltou a armazenar milho dos cooperados neste domingo (16).

A informação é da assessoria de imprensa. A cooperativa era uma das que estava com dificuldade de armazenamento de grãos, conforme mostramos no Portal Sou Agro no fim de março.

Tudo isso por conta da safra recorde e das vendas atrasadas no estado. A safra recorde foi resultado da eficiência dos produtores cooperados. A alta produtividade fez com que a colheita de soja e a de milho primeira safra fossem mais concentradas num curto espaço de tempo.

“Mesmo com os constantes investimentos da cooperativa para aumentar a capacidade de armazenamento, o cenário apresentado causou reflexo na estocagem dos grãos em várias regiões produtoras do Brasil. A Frísia conta atualmente com um excedente de mais de 110 mil toneladas de grãos em seus armazéns, volume que não estava presente na safra anterior, além de uma expectativa de aumento na produtividade que deve somar mais 60 mil toneladas, fatores que afetam a logística de armazenamento”, afirmou a Frísia em nota no fim de março.

Safra recorde

O relatório mensal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento no fim de março reforçou o recorde esperado para a produção de soja na safra 2022/2023. Segundo os técnicos, o Paraná deve produzir 22,18 milhões de toneladas do grão em uma área de 5,76 milhões de hectares. O volume é 82% superior ao do ciclo 2021/2022. A produtividade desta atual safra é de 3.845 kg por hectare.

O chefe do Deral, Marcelo Garrido, explicou que esse bom desempenho se deve, especialmente, às condições climáticas favoráveis. Nesta semana, a colheita chegou a 77% da área, índice que, apesar de estar atrasado comparativamente a safras anteriores, não deve prejudicar a qualidade do produto. Cerca de 90% das lavouras estão em boas condições e 10% em condições medianas. A área, estimada em 5,76 milhões de hectares, é semelhante à do ciclo passado, com um crescimento de 2%. A produtividade é de 3.845 kg por hectare.

Com informações da AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas