AGRONEGÓCIO
Soja: colheita no Mato Grosso chega a 96%
A colheita da soja no Mato Grosso chegou a 96,51%, no ciclo 2022/2023. O trabalho deve ser encerrado em várias regiões nesta semana, segundo levantamento do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).
Tem atraso com relação à safra passada que, nesta época, já estavacom 98,81% da área colhida.
- Vaca corre atrás de cachorro após vê-lo se refrescando em seu cocho
- 9ª edição da Prova de Leite a Pasto abre inscrições em junho
A previsão é que Mato Grosso na atual temporada colha 44,3 milhões de toneladas de soja, e uma produtividade média de recorde de 61,59 sacas por hectare.
A região nordeste do Mato Grosso é a mais atrasada com a colheita da soja com apenas 90,57%. Em contrapartida, o médio-norte encontra-se com 99,66% e o norte 99,55%, encerrando nesta semana os trabalhos juntamente com as regiões noroeste e oeste, que já colheram 98,80% e 98,54%, respectivamente.
As regiões centro-sul e sudeste já colheram 96,69% e 94,31% de suas áreas.
Colheita no Paraná
O ritmo de colheita da soja ainda está lento nas regiões Oeste e Sudoeste, pois os produtores estão aproveitando as brechas do clima para realizar a colheita. À medida que a colheita avança, as produtividades têm surpreendido, superando as expectativas em muitos casos. A informação é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado no dia 14 deste mês.
Para concluir a colheita do milho, os produtores estão aguardando uma melhora nas condições de umidade. A segunda safra está praticamente concluída, com exceção de algumas áreas onde a colheita da soja ainda está em andamento antes de plantar o milho e o feijão.
Provavelmente, haverá lavouras de milho plantadas fora do zoneamento. Em alguns municípios, houve um aumento significativo na área de plantio de feijão. No geral, a segunda safra está se desenvolvendo bem nesta fase inicial, com os produtores realizando manejo de pragas, plantas daninhas e adubações.
Com Agências