Foto: Sanepar

Mulheres aprendem a fazer sabão ecológico com sobras de óleo de soja

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Sanepar

Trinta e sete mulheres de Cândido de Abreu e do Distrito de Tereza Cristina, no Centro do Paraná, aprenderam, em uma ação da Sanepar, a fazer o sabão ecológico a partir do reaproveitamento do óleo de soja, aquele de cozinha usado.

Além de beneficiar o meio ambiente, o produto pode ser uma fonte de economia doméstica e de geração de renda para as famílias.

As oficinas de sabão fazem parte do trabalho social desenvolvido pela Sanepar após as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social de Cândido de Abreu.

Jaqueline da Rocha foi uma das alunas da oficina. Entusiasmada com o curso, ela pretende fazer o sabão para uso da família e, ainda, revender para ter uma renda extra.

A diarista Rosicler Alves da Conceição, moradora do Distrito de Tereza Cristina, também aprovou. “Gosto de aprender coisas diferentes. Nunca tinha visto a receita de sabão na garrafa, é bem prático, gostei muito, vou continuar a fazer a receita em casa”, afirma.

Cada participante levou para casa luvas, óculos de proteção e o sabão preparado na oficina. A Sanepar também disponibilizou bombonas (tanques) para receber o descarte do óleo usado pelos moradores. A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social irá distribui-las em locais estratégicos no centro da cidade e no distrito.

O descarte indevido do óleo na tubulação provoca a obstrução da rede coletora do esgoto, que pode transbordar em vias públicas ou até mesmo retornar para dentro dos imóveis.

Com AEN

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias