AGRONEGÓCIO
Mapa pretende transformar pastagens degradadas em lavouras
#sou agro| Crédito rural, estímulo ao uso de bioinsumos e sustentabilidade ambiental foram assuntos de reunião nessa terça-feira (28) entre o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e autoridades do setor do agronegócio.
Os temas abordados foram o financiamento de práticas sustentáveis com extrato para a conversão de pastagens degradadas, o estímulo ao uso de bioinsumos e taxas de juros diferenciadas para comprometimentos sociais e ambientais.
- Demarcação de terras indígenas: mais de 500 famílias de agricultores podem ser afetadas
- Plano safra: 30% dos recursos destinados às cooperativas vêm para o Paraná
“Precisamos reconstruir a imagem dos produtores brasileiros e essas são as ferramentas. Todos se adequarem às pautas de sustentabilidade, regularização ambiental e inovação é fundamental. O que e como vamos produzir em 2050 nos temos que começar a pensar hoje”. afirmou o ministro. Ele também pediu inovação para o crédito com objetivo de levar mais eficiência ao campo, ressaltando que os produtores do Brasil são abertos à inovação e rapidamente vão fazer as coisas acontecerem, mas precisam de um direcionamento.
Conforme o diretor de Políticas de Financiamento, Wilson Vaz, a reunião foi importante para colocar em pauta temas essenciais para a agricultura. “A discussão com nossos parceiros foi muito proveitosa. Temos a expectativa de que o governo federal consiga incorporar parte dos objetivos ainda no âmbito do Plano Safra”.
A partir da reunião, espera-se que o diálogo continue com o setor financeiro, bancos de fomento e órgãos parceiros para que as práticas sejam aperfeiçoadas e se tornem efetivas.
DEGRADAÇÃO EM PASTAGENS
O que é?
Degradação de pastagens é um processo evolutivo de perda de vigor e produtividade forrageira, sem possibilidade de recuperação natural, que afeta a produção e o desempenho animal e culmina com a degradação do solo e dos recursos naturais em função de manejos inadequados. Causada por diversos fatores, dentre eles, má escolha da espécie forrageira, má formação inicial, falta de adubação de manutenção e manejo da pastagem inadequado, a degradação precisa ser revertida para garantir a produtividade e a viabilidade econômica da pecuária.
(Com gov.com.br)