AGRONEGÓCIO
Frimesa cria programa de gestão de riscos para fortalecer a Governança Corporativa
#sou agro| Quando se fala em Gestão de Risco pode-se dizer que é algo inserido no dia a dia de todas as pessoas, por exemplo, todos devem controlar seus gastos financeiros, quanto entra e o quanto sai, e em uma empresa não é diferente. Assim como quando você sai de casa, você já está correndo riscos. “A empresa precisa correr riscos para obter resultado”, afirma o Especialista em GRC (Governança, Riscos e Compliance), e consultor para o a implantação de Gestão de Riscos na Frimesa, Msc. Marcos Assi.
Segundo o Supervisor de Processos e Riscos, Joelber Zimmermann, a Frimesa vem em constante busca por aprimorar seus mecanismos de liderança, estratégia e controle. Neste cenário a Gestão de Riscos aparece como um dos mais importantes instrumentos desse aperfeiçoamento.
- Curso de seguro rural tem novas turmas abertas
- Projeto busca reduzir em até 30% o consumo de água na irrigação das hortaliças
No início de 2023, foi lançado o Programa de Gestão de Riscos da Frimesa Cooperativa Central, cujo objetivo é fomentar a cultura orientada a risco como ferramenta de gestão e aprimoramento do resultado institucional. Um dos aspectos mais importantes do Programa é reforçar a ideia de que o gerenciamento de riscos não deve ser encarado como trabalho ou burocracia desnecessária, mas sim, como instrumento de tomada de decisão, e parte dos processos de planejamento e de execução dos trabalhos relevantes da organização. Isso tudo, garante que as finalidades da cooperativa sejam alcançadas.
Para dar início a implantação, Marcos Assi, prestou uma consultoria, que iniciou com uma palestra de sensibilização para alta liderança e workshop aos lideres da Cooperativa, contando seu ponto de vista e instruindo os novos processos. Ele realizará, ainda, mais uma série de treinamentos referente a aplicação do Programa.
Os gestores e colaboradores serão instruídos a utilizarem amplamente a ferramenta e a incorporarem a visão da gestão de riscos aos seus processos de trabalho. “É importante ressaltar que a gestão de riscos só será bem-sucedida se fizer parte da cultura da cooperativa, o que depende do envolvimento de todos os colaboradores”, explica o Gerente da Assessoria Governança, Riscos e Integridade, Darling Bosco.
Assi deixa o recado: “o processo só funciona se você estiver engajado. Todo nosso processo é voltado para a vossa proteção, do seu emprego, da sua vida, da sua família”.
(Com frimesa)