AGRONEGÓCIO
Com safra recorde, cooperativas enfrentam problema de espaço para armazenar grãos
Safra recorde e vendas atrasadas são motivos que levaram cooperativas a enfrentar problemas de espaço para armazenar grãos. Uma dessas cooperativas é a Frísia, no Paraná, que segundo informações levantadas pela nossa equipe não recebe mais grãos até dia 15 de abril.
A cooperativa divulgou, inclusive, uma nota oficial que ressalta que a safra 2022/2023 será recorde, resultado da eficiência dos produtores, incluindo os cooperados da Frísia. Por isso a dificuldade das cooperativas.
A alta produtividade somada às novas tecnologias fez com que a colheita da safra atual se tornasse mais concentrada em uma janela muito curta.
- Aplicativo ajuda a evitar desperdício de alimentos da merenda na rede estadual
- Uso de suplementação mineral aumenta lucratividade na pecuária
“Mesmo com os constantes investimentos da cooperativa para aumentar a capacidade de armazenamento, o cenário apresentado causou reflexo na estocagem dos grãos em várias regiões produtoras do Brasil. A Frísia conta atualmente com um excedente de mais de 110 mil toneladas de grãos em seus armazéns, volume que não estava presente na safra anterior, além de uma expectativa de aumento na produtividade que deve somar mais 60 mil toneladas, fatores que afetam a logística de armazenamento”, afirma, em nota.
Algumas alternativas estão em andamento para resolver o problema, que é também de outras cooperativas. “Como medidas, novos espaços estão sendo arrendados para suportar a demanda e não prejudicar a logística de produção. Entre eles estão outros armazéns – de terceiros e dos próprios cooperados -, a utilização de silos-bolsas e a ocupação de armazéns próprios adaptados. A cooperativa reforça sua atuação de forma prioritária para estabilizar o fluxo do alto desempenho das lavouras e garantir a qualidade no atendimento dos cooperados”, ressalta.
Confira a nota na íntegra
“Nota à imprensa
A safra 2022/2023 de grãos será recorde e resultado da eficiência dos produtores, incluindo os cooperados da Frísia. A alta produtividade, somada à implementação de novas tecnologias, fez com que a colheita da safra atual se tornasse mais concentrada em uma janela muito curta.
Mesmo com os constantes investimentos da cooperativa para aumentar a capacidade de armazenamento, o cenário apresentado causou reflexo na estocagem dos grãos em várias regiões produtoras do Brasil.
A Frísia conta atualmente com um excedente de mais de 110 mil toneladas de grãos em seus armazéns, volume que não estava presente na safra anterior, além de uma expectativa de aumento na produtividade que deve somar mais 60 mil toneladas, fatores que afetam a logística de armazenamento.
Como medidas, novos espaços estão sendo arrendados para suportar a demanda e não prejudicar a logística de produção. Entre eles estão outros armazéns – de terceiros e dos próprios cooperados -, a utilização de silos-bolsas e a ocupação de armazéns próprios adaptados.
A cooperativa reforça sua atuação de forma prioritária para estabilizar o fluxo do alto desempenho das lavouras e garantir a qualidade no atendimento dos cooperados.
Frísia Cooperativa Agroindustrial”.
Com Frísia