Foto: assessoria

Circuito Nelore do Brasil avaliou mais de 20 mil animais em 27 etapas nacionais e internacionais

Emanuely
Emanuely
Foto: assessoria

#sou agro| A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou, em 2022, a 24ª edição do Circuito Nelore de Qualidade.

A entidade que reúne criadores e representa a raça mais importante da pecuária brasileira promoveu, com o apoio de associações estaduais e internacionais, 27 etapas. Os destaques do ano incluem a realização de duas etapas na Bolívia e uma no Paraguai. No total, o Circuito teve a participação de mais de 200 pecuaristas, que levaram mais de 20 mil animais (machos e fêmeas) para avaliações técnicas de carcaça.

“Podemos dizer com segurança que, em mais um ano, a ACNB cumpriu o seu papel de promoção e fomento da raça Nelore. Tivemos a oportunidade de colaborar com o mapeamento do perfil de carcaças de animais de diferentes localidades do Brasil e até em países vizinhos. Com isso, contribuímos com uma eficaz ferramenta de avaliação para os pecuaristas, cooperando com a melhoria contínua de padronização da raça e consequente qualidade superior da carne Nelore, para que ela se torne cada vez mais valorizada”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Circuito nacional

A etapa brasileira do 24º Circuito Nelore de Qualidade com maior número de animais avaliados foi a de Diamantino (MT), realizada nos dias 5 e 6 de outubro com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). Foram avaliados 676 machos e 931 fêmeas, totalizando 1.607 bovinos, levados por nove criadores. A cidade teve importante papel na liderança de Mato Grosso como o estado com maior participação no Circuito – somente em MT, 5.032 cabeças de Nelore passaram pelas avaliações dos técnicos da ACNB.

A região brasileira com maior participação foi a Centro-Oeste, com 9.755 bovinos. Nas posições seguintes estão Sudeste, com 5.836 bovinos; Nordeste, com 1.155; além do Norte, com avaliações de 914 animais.

Entre os estados, o “top 5” é composto por Mato Grosso, com 5.032 bovinos avaliados; Mato Grosso do Sul, com 3.188 animais; Minas Gerais, com 3.065 machos e fêmeas; São Paulo, com 2.306 cabeças; e Goiás, com 1.535 avaliações de carcaça.

A cidade com maior número de animais avaliados foi Campo Grande (MS). O município recebeu duas etapas, nas quais participaram 1.828 animais. O top 5 tem, ainda, Diamantino (MT), com 1.607 animais, a mineira Ituiutaba, com 1.356 animais; Andradina (SP), com 1.304 bovinos; e Barra do Garças (MT), com 1.298 avaliações;

Campeonatos internacionais

As etapas na Bolívia e no Paraguai reuniram 2.765 animais, entre machos e fêmeas, levados por 47 ganaderos. A etapa com maior número de cabeças avaliadas foi em Belén (Paraguai), em 31 de agosto: 1.726 bovinos, todos machos.

Na Bolívia, André Saavedra venceu a categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos, Gilberto Chaves Justiniano ganhou o campeonato de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e Melhor Ganaderia de Fêmeas a Pasto, Mário Ignácio Anglaril Serrate recebeu a Medalha de Ouro como Melhor Ganaderia de Machos de Confinamento da Bolívia, Matias Honnen Miyada venceu pelo Melhor Ganaderia de Machos a Pasto e, por fim, Marcelo Fernando Munhoz Anhêz como Melhor Ganaderia de Fêmeas de Confinamento do país.

No Paraguai, a Medalha de Ouro Melhor Lote de Carcaças de Machos foi entregue à Agrícola Ganadera San Marcos S.R.L. Agroganaderia Primavera S.A. recebeu a Medalha de Prata no mesmo campeonato. Já a Medalha de Bronze foi entregue para Luis Fernando Soljancic Vargas pelo desempenho.

Campeões nacionais

O campeonato nacional de machos foi vencido por Agropecuária Itaquerê do Araguaia, que ficou com a Medalha de Ouro pela melhor pontuação ao longo do ano. O pentacampeão do Circuito, Adilton Boff Cardoso, com a Fazenda Segredo, ficou com o vice-campeonato dos machos, recebendo a Medalha de Prata. A Medalha de Bronze dos machos foi para a Colpar Participações S.A.

Já o Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas teve Bruno Melcher como vencedor. Ele recebeu a Medalha de Ouro. Braz Aristeu Lima e Irineu Afonso Bragagnolo receberam, respectivamente, as Medalhas de Prata e Bronze pela segunda e terceira colocação na competição.

A Medalha de Ouro pela apresentação do Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens foi para a Agropecuária Pontal. Paulo Vieira Gonçalves foi premiado com a Medalha de Ouro pelo Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens. Já o Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados foi apresentado pela Colpar Participações S.A., que recebeu Medalha de Ouro. O Friboi de Barra do Garças (MT) foi premiado com a Medalha de Ouro por ter realizado a Melhor Compra de Boi.

(Com assessoria)

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas