TECNOLOGIA
Aplicativo ajuda a evitar desperdício de alimentos da merenda na rede estadual
#sou agro| Começou a ser testado neste mês, em dois colégios da rede estadual do Paraná, um aplicativo que conta a quantidade de refeições servidas diariamente a cada estudante, incluindo as repetições.
A partir dos dados registrados, o Instituto Fundepar, responsável pela entrega da alimentação escolar, poderá gerir de maneira mais eficaz as remessas de alimentos, evitando o desperdício. A ferramenta foi desenvolvida pela Celepar e a Secretaria de Estado da Educação.
- Ministério da Agricultura fortalece a importância de investimento na ciência
- Frimesa começa abates de suínos no maior frigorífico da América Latina
Cada estudante desses dois colégios recebeu uma ficha com um QRCode vinculado ao seu código de matrícula. Ao chegar ao refeitório, o aluno se dirige a um totem com um tablet logado no aplicativo, que faz a leitura do QRCode e registra o recebimento da refeição.
Essas informações chegam à Coordenação de Planejamento da Alimentação Escolar, do Fundepar, onde são calculadas de maneira mais precisa as remessas de alimentos não perecíveis e de carnes e vegetais que devem ser enviadas a cada instituição de ensino. “O cálculo da adesão à merenda é muito útil para termos o controle e para justificarmos valores e quantias entregues em cada colégio junto ao Tribunal de Contas do Estado”, comenta Angelo Marco Mortella, diretor do Departamento de Nutrição e Alimentação do Fundepar.
Os testes acontecem em duas escolas de Curitiba – Colégio Estadual Pedro Macedo e Colégio Estadual Loureiro Fernandes. Após a finalização do período de testes, o sistema deve ser implementado em todos os colégios da rede estadual.
“O aplicativo, ao contar com exatidão as refeições servidas, pode auxiliar também a instituição de ensino a saber a quantidade de alimentos que deverá preparar”, diz Michel Aparecido Nocchi de Oliveira, diretor do Loureiro Fernandes. A escola serve cinco refeições diárias para os estudantes da educação em tempo integral e três para os da educação profissionalizante.
MAIS MERENDA
Iniciado em 2020 como projeto-piloto e expandido no pós-pandemia em junho de 2022, o programa do Governo do Estado Mais Merenda, da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), instituiu a oferta de três refeições por turno em todos os colégios da rede estadual.
No início de cada turno é oferecido um lanche com pães, bolos ou bolachas e chás, sucos, achocolatados ou bebidas lácteas, além de lanches ou frutas nas saídas dos turnos. Na merenda servida nos intervalos das aulas, os estudantes comem refeições completas, com arroz, feijão, carne, vegetais e outras guarnições.
Além da expansão no número de refeições, houve no ano passado o aumento dos tipos de carne ofertados aos colégios, ampliando a quantidade e as opções de proteínas. Para auxiliar no preparo da merenda, a equipe de nutricionistas do Fundepar envia periodicamente sugestões de cardápios e fichas técnicas das carnes para as escolas, para que os produtos sejam servidos de acordo com o planejamento.
(Com AEN)