“Se for necessário cobre aquilo que é interesse do agro”, diz Paulo Vallini sobre posse de deputados e senadores
#souagro| Nesta quarta-feira (1º) tem a posse dos deputados estaduais, federais e senadores. A espera do agronegócio é que o os novos parlamentares lutem em causas voltadas para o setor.
“Isso pra nós é muito importante em que a grande maioria se alinhe aos problemas, a tudo aquilo agro e a atividade primária da agricultura pecuária precisam ahm nós somos o o a atividade que mais tem dado sustentação para o país, tanto na produção de alimentos para os consumidores, para os brasileiros, como também na pauta de exportação”, disse Paulo Vallini, diretor executivo do Sindicato Rural de Cascavel.
- Rodovia federal terá restrição de tráfego pesado neste fim de semana
- Mapa estuda novos modelos de financiamento para produção sustentável na agropecuária
O pedido principal é que o produtor rural fique de olho nos trabalhos daqueles escolhidos para ser os representantes na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e também no Senado.
“Nós temos conseguido valores expressivos que tem ajudado o país se manter no desenvolvimento. Então você produtor rural, acompanhe aqueles deputados, aquele senador que você colocou o seu voto e veja se você precisar interceder, precisar cobrar, precisar falar com ele para que façam as coisas ou que defendam os interesses do agro, isso pra nós é muito importante. Trabalhe nesse aspecto, porque nós estamos passando por um momento bastante difícil e nós esperamos que esses novos parlamentares realmente trabalhem em função do país e do agro para o desenvolvimento do país, para a segurança do país. Então faça sua parte, trabalhe, mantenha contato com esse pessoal e cobre se for necessário aquilo que é interesse do agro”, finaliza.
logo mais às 10h, os deputados de cada estado e do Distrito Federal são chamados individualmente para prestar o juramento na sessão de posse. A chamada começa pela região Norte e termina com a região Sul. Dentro de cada unidade da Federação, os parlamentares são anunciados em ordem alfabética.
“É um juramento semelhante ao que o presidente da República faz. O juramento consiste na seguinte declaração: ‘Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil’, disse o consultor legislativo Leo Van Holte.
Depois desse compromisso, é feita a chamada e cada deputado, de pé, ratifica essa declaração, dizendo: ‘Assim o prometo’, permanecendo os demais sentados e em silêncio”. Terminada a sessão de posse, os deputados se preparam para um segundo compromisso nesta quarta-feira. É a sessão de eleição da Mesa Diretora da Câmara, que está prevista para as 16h30.
E nesta quinta-feira (2), às 15 horas, deputados e senadores se reúnem, no plenário da Câmara, para uma sessão solene que vai inaugurar oficialmente os trabalhos da nova legislatura.
A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas últimas eleições gerais de outubro acontece nesta quarta-feira (1º), durante uma cerimônia que inicia às 14h. A solenidade será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, marcando o início a 20ª Legislatura da história paranaense (01/02/2023 a 31/01/2027), e é aberta à população que desejar assistir presencialmente.
Dos 54 parlamentares da atual legislatura, 30 foram reeleitos, três conquistaram vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, a Assembleia Legislativa do Paraná terá uma renovação de 44,5% para nova legislatura.
Os 27 senadores eleitos em outubro tomam posse às 15h, no Plenário da Casa. Os mandatos são de oito anos e vão até fevereiro de 2031. Entre os empossados, cinco foram reeleitos e quatro ocupam cargos de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Senado é composto de 81 parlamentares. Cada estado e o Distrito Federal têm três representantes na Casa. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e, na seguinte, 54 parlamentares (dois terços). Neste ano, a renovação é de um terço das cadeiras.
(Com Alep, Senado e Câmara dos deputados)