Produção e qualidade do pólen apícola são tema de pesquisa
#sou agro| A Embrapa disponibilizou em seu site a publicação “Pólen apícola: características da produção e da qualidade” . O documento apresenta informações básicas sobre o sistema de produção de pólen apícola e as metodologias para as análises físico-químicas exigidas pela legislação brasileira para o controle de qualidade do produto.
A publicação detalha as principais etapas do processo de produção e beneficiamento do produto e as análises laboratoriais para a investigação dos padrões qualitativos do pólen apícola, o que pode ser de grande utilidade para técnicos, laboratoristas e produção, para favorecer a obtenção de um produto cada vez mais competitivo no mercado mundial.
Sobre o pólen apícola
O pólen apícola é o produto resultante do pólen das flores que as abelhas recolhem e agregam, com adição de néctar e substâncias salivares, formando pequenas porções que são levadas para a alimentação da colônia. O pólen é a fonte de proteínas das abelhas, mas também é rico em vitaminas, minerais, lipídeos, carboidratos, além de outros compostos bioativos. Em função de seu alto valor nutricional, tem sido utilizado na alimentação humana e de animais como fonte suplementar de energia e nutrientes.
No Brasil, a apicultura tem o mel como seu principal produto, com volumes de produção elevados e importância na pauta de exportações. No entanto, outros produtos das abelhas, como o pólen apícola, o própolis e a geleia real, por exemplo, podem ser considerados promissores para a diversificação da produção e consequente aumento de renda no setor.
Como destacado na sociedade, o Brasil apresenta grande potencial para produção de pólen apícola, principalmente pela riqueza e diversidade da flora, clima favorável e eficiência das abelhas africanizadas. Essas condições, aliadas à crescente demanda do mercado por produtos naturais e com características funcionais, tornam o pólen apícola excelente alternativa para a diversificação da Apicultura.
(Com Embrapa)