AGRICULTURA
Chuva acima da média gera reflexos negativos nas lavouras do PR
#sou agro| As chuvas acima da média continuam atingindo o Paraná e isso tem gerado reflexos negativos nas lavouras. Em diversas regiões do Paraná, a colheita foi prejudicada. No Oeste e Sudoeste do estado, os técnicos e produtores estão preocupados com o excesso de umidade, que pode afetar a qualidade e a produtividade da soja já dessecada.
Porém, mesmo diante desse cenário, a colheita da soja vem surpreendendo, com produtividades acima do esperado em alguns locais, considerando os problemas com a umidade.
- Participação de aves em eventos agropecuários está suspensa
- Expectativas altas: Exportadores brasileiros projetam US$ 80 milhões em negócios no México
A colheita do milho, deve ser finalizada nos próximos dias, devido às condições climáticas e ao ataque de cigarrinhas. O plantio do milho 2ª safra ainda não foi finalizado e deve haver uma redução significativa no número de áreas destinadas a essa cultura. Devido ao atraso na colheita da soja, muitos produtores estão considerando plantar fora do período recomendado pelo zoneamento agrícola.
Já, o plantio de feijão 2ª safra deve continuar até o final deste mês, mas muitos produtores ainda
estão indecisos sobre o plantio. Os últimos dias têm sido chuvosos na região, o que paralisou os trabalhos a campo. A princípio, a chuva não causou danos significativos nas lavouras. Por enquanto, o boletim do Deral avalia que 98% dos grãos estão em boas condições, 2% em condições médias e 0% em condições ruins.
Noroeste
A colheita de soja foi paralisada nos últimos dias devido ao excesso de umidade, que pode prejudicar a qualidade do grão. As colheitas de mandioca, arroz irrigado e amendoim estão dentro do previsto, conforme as condições climáticas permitem. Grande parte das áreas de milho 1ª safra está em maturação e a colheita deve iniciar em breve, com previsão de uma boa produtividade para a safra. Os produtores de milho 2ª safra já iniciaram o plantio da cultura e as áreas plantadas apresentam boa germinação.
Sul
A maior parte das áreas de tabaco já foram colhidas, e embora a produtividade obtida tenha sido boa, a qualidade está deixando a desejar devido ao excesso de umidade durante o ciclo da cultura.
A primeira safra de batata está praticamente encerrada e a produtividade está dentro do prognóstico. Os produtores já estão plantando a segunda safra. A colheita da primeira safra de feijão está se aproximando do fim, e a produtividade está variando consideravelmente, o que pode resultar em uma queda na média final.
Confira o boletim completo e a análise de todas as regiões AQUI