Caminhão que deveria estar carregado com grão de milho escondia contrabando
#souagro| Um caminhão que deveria estar carregado somente com grão de milho a granel, escondia produtos contrabandeados. Tudo aconteceu no domingo (12) em Ampére, Sudoeste do Paraná.
Dentro do caminhão policiais militares do BPFRON – Batalhão de Polícia de Fronteira encontraram 26 pneus contrabandeados que seriam vendidos no Brasil.
- Mini estacas facilitam o transporte e otimizam a qualidade da produção de mandioca
- CNA debate perspectivas para produção de peixes em 2023 e ressalta importância de plano nacional para desenvolvimento do setor
O motorista do caminhão, um homem de 38 anos foi identificado e liberado, o veículo apreendido foi entregue na Receita Federal do Brasil de Dionísio Cerqueira em Santa Catarian, para demais procedimentos.
A importação de pneus novos é permitida pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) n° 416, de 2009, mas os importadores são obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus que não tenham mais condições de uso.
- Inteligência artificial identifica plantas doentes por captura de estímulos cerebrais
- Sem glúten, farinha de arroz é alternativa saudável e econômica
Lembrando que é comum crimes assim, principalmente com pneus usados, já que a extensa fronteira seca com o Paraguai facilita esse tipo de contrabando. A importação de pneus usados é proibida, com base no artigo 70 do Decreto Federal 6.514 de 22/07/2008, que estabelece multa de R$ 400 por unidade. A mesma punição é aplicada a quem comercializa, transporta, armazena, guarda ou mantém em depósito pneu usado ou reformado, importado nessas condições.
Os pneus importados ilegalmente são reformados e vendidos clandestinamente no varejo por valores inferiores aos de mercado. Por terem uma vida útil curta, são descartados de forma irregular e causam danos à saúde pública e ao meio ambiente.
(Com dados do BPFRON e Polícia Rodoviária Federal)