AGRICULTURA
“Agronegócio movimenta 35% da economia de Cascavel”, afirma secretário de Agricultura
Que Cascavel respira agronegócio a gente já sabe, mas sabia que 35% da economia aqui da cidade funciona de forma direta e indireta pelo agro? Pois é, o dado é da Secretaria de Agricultura de Cascavel. O secretário da pasta, Renato Segalla, conversou com nossa equipe de reportagem durante o Show Rural 2023.
O último PIB (Produto Interno Bruto) da cidade foi de R$ 14 bilhões e em 2020 o município foi o que mais cresceu. Direta e indiretamente o agronegócio influencia em 35% deste montante.
- Quer visitar o Show Rural esta semana? Veja se o tempo vai colaborar
- Após anos de negociação, Brasil começa a exportar polpa cítrica para a China
O Show Rural, como o maior evento do agronegócio da América Latina, traz ainda mais essa certeza. “A feira se consolida a cada ano como maior evento do agronegócio, projetando o nome de Cascavel para todo o mundo. Além disso, movimenta toda a economia, a começar pela rede hoteleira, que está lotada. Temos também movimentação em restaurantes, em bares, no transporte aéreo, e tudo isso agrega na nossa economia”, afirmou Renato Segalla.
Tudo aquilo que há de avanços e de novidades no agro é sintetizado na feira. “A tecnologia que vem em primeira mão no Show Rural, grande parte dela, fica em Cascavel. Estamos em uma região extremamente valorizada. E por isso aqui é difícil ampliar a área de plantio. É preciso pensar em produtividade, eu sou produtor e sei disso, que é necessário rentabilizar para ficar competitivo”, comentou.
Sem atualização e tecnologia, o agricultor corre o risco de ficar fora do mercado. “Essa tecnologia que está disponível no evento não é inatingível como alguns acham. Tanto é possível adquiri-la como é necessário. Isso por que as coisas vão se modernizando e é necessário o produtor estar atualizado”, reforçou Segalla.
Confira a reportagem completa de Sirlei Benetti AQUI.