Foto: Secretaria de Comunicação de Toledo
AGRICULTURA

Agroindústrias de Toledo recebem selo importante para comercializar produtos em todo Brasil

Foto: Secretaria de Comunicação de Toledo
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Duas agroindústrias de Toledo – Queijaria Átani e Embutidos e Defumados Luna/Sabor do Oeste – receberam nesta semana o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf/PR). A entrega, prestigiada por várias autoridades, ocorreu no Centro de Eventos Ismael Sperafico, durante o Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável.

A partir de agora, o município passa a contar com três empresas (a primeira foi a Queijaria Flor da Terra) que possuem certificação que as habilita a comercializar seus produtos em todo o território estadual. Antes de obterem o documento, emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), foi necessário que cumprissem uma série de requisitos e protocolos de inspeção sanitária e fiscalização avaliados pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA).

Para que um órgão do governo estadual validasse a certificação de outro similar, mas no âmbito municipal, foi necessário que Toledo se adequasse à legislação, aperfeiçoando os serviços de inspeção de produtos de origem animal. O fruto deste trabalho culminou na adesão ao Susaf/PR e também ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), ocorrida em agosto de 2021.

Tanto esforço se justifica por que com perspectivas maiores os estabelecimentos certificados com este selo poderão vender mais, aumentar a produção e contratar mão de obra, gerando emprego e renda para o município. Além disso, há um incentivo ao empreendedorismo, pois novas empresas podem vir a ser abertas diante de um cenário mais favorável para a expansão dos negócios.

Olhar para o futuro

Neste contexto, o próximo passo é ir em busca da adesão de Toledo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), o que permitirá a comercialização em todo território nacional. “Contratamos veterinários, que hoje atuam junto às agroindústrias, qualificando nosso SIM/POA. Isso demonstra a preocupação do governo municipal com o fortalecimento do setor”, comenta o secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Diego Bonaldo.

Além do titular da AgroDesenvolvimento, a frente de honra da solenidade de entrega do selo Susaf-PR às empresas agroindústrias contou com a presença de várias autoridades. Entre elas, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa; o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Paulo Salesse; a supervisora em exercício da unidade regional da Adapar, Raquel Maya; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Natalino Avance de Souza; e a supervisora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Biopark, Carolina Trombini.

O prefeito Beto Lunitti destacou a importância do momento para a agroindústria toledana. “Aproveito a oportunidade para prestar meu reconhecimento ao Governo do Estado por permitir que o município atue em parceria com os órgãos de controle sanitário, por meio da qual é possível colaborar para o crescimento de empreendimentos familiares e cooperativas sem abrir mão do zelo pela saúde do consumidor”, destaca.

Em sua fala, o titular da Seab apresentou duas metas ousadas. “Até o fim deste mandato, queremos que o Susaf esteja presente em 200 dos 399 municípios paranaenses e, junto com uma política agressiva de assistência e fomento às agroindústrias familiares, temos o sonho de transformar o Paraná na Emília Romanha [região da Itália que é referência mundial  na aplicação de tecnologia e inovação na produção rural de pequenas e médias propriedades] brasileira”, pontua Ortigara.

Neste sentido, o vice-governador falou do compromisso do Governo do Estado para agregar ainda mais valor à produção agropecuária paranaense. “O governador Ratinho Junior e eu encaramos esta questão como uma das mais importantes da nossa gestão, pois sabemos do potencial das nossas agroindústrias e de quantas pessoas trabalham e precisam do bom funcionamento destas empresas para sua sobrevivência”, comenta.

Os selos Susaf/PR foram entregues à responsável técnica da Embutidos e Defumados Luna/Sabor do Oeste, Sheila Dresch; e à família Backes, encabeçada pelo casal Everaldo e Cirlei, proprietários da Queijaria Átani. Em retribuição, uma cesta de produtos da Átani foi entregue às autoridades que compuseram a frente de honra do ato.

As empresas – Instalada dentro do Biopark, a Embutidos e Defumados Luna/Sabor do Oeste conta atualmente com cinco colaboradores e tem capacidade de produção diária de 1.000 quilos de embutidos, que agora poderão ser comercializados nos 399 municípios paranaenses. Por sua vez, a planta da Queijaria Átani, localizada no distrito de Vila Nova, está em atividade desde 2020 e, com o apoio de um colaborador, produz 1.000 quilos de queijos finos por dia.

Com Secretaria de Comunicação de Toledo

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)