Foto: Sou Agro
AGRICULTURA

“Temos um pedaço do Paraná que tem os melhores solos do mundo”, diz Ortigara sobre potencialidade agrícola

"Temos um pedaço do Paraná que tem os melhores solos do mundo", diz Ortigara
Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Nesta semana, o Paraná foi destaque mais uma vez no cenário nacional, agora tendo a melhor classificação do Brasil em potencialidade agrícola. Ou seja, é o estado brasileiro com a maior área do seu território classificada com potencialidade agrícola “muito boa” (classe A1). O resultado sobre os solos está no Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil, publicação inédita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o relatório, 12,2% do território paranaense, equivalente a 24.313 quilômetros quadrados, corresponde à potencialidade “muito boa”. No País, esse índice é de apenas 2% e na Região Sul é de 5,6%.

 

O secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara comemora o resultado e afirma que nós somos de fato um estado diferenciado quando se fala em agronegócio.

“Não seria diferente, o Paraná se saiu bem nessa fotografia porque, de fato, aqui nós temos um jeito diferente de fazer a agricultura. Por força da natureza, nós temos um pedaço do Paraná que tem os melhores solos do mundo. Nós também temos a parte Sul, que é a parte sedimentar o nosso grande arenito do Noroeste, com mais de 3 milhões e 200 mil hectares, todos eles aptos a fazer a agricultura cada vez mais sustentável”, detalha o secretário.

 

Ortigara destaca que às tecnologias atuais podem auxiliar a agricultura em solos menos fertéis, mas um bom solo como o do Paraná faz toda diferença para os resultados agrícolas.

“Nós sabemos que o solo sempre foi e sempre será importante no processo agrícola, mas hoje, com os avanços tecnológicos da inovação, da ciência e do conhecimento, é possível produzir uma agricultura competente, competitiva, de resultados em qualquer tipo de solo. Claro que os solos mais férteis, como o nosso latossolo [são solos constituídos por material mineral] que vai de Cambará até Foz do Iguaçu, que é uma diagonal do Paraná, têm as melhores terras do mundo e a gente tem orgulho disso, porque nós produzimos muito resultado”

Para finalizar, o secretário parabenizou quem é responsável por este resultado: o produtor rural.
“Parabéns a você, agricultor, agricultora, que trata com muito jeito e carinho, cada vez mais esse nosso espaço rural do Paraná, que é o melhor do Brasil e que saiu bem na fotografia do IBGE dizendo assim olha, continue produzindo uma agricultura de resultados plenamente sustentável e com boa técnica, com bom jeito, porque sendo assim a gente vai muito longe”, finaliza Ortigara.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)