Foto: Sou Agro

“Temos um pedaço do Paraná que tem os melhores solos do mundo”, diz Ortigara sobre potencialidade agrícola

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Nesta semana, o Paraná foi destaque mais uma vez no cenário nacional, agora tendo a melhor classificação do Brasil em potencialidade agrícola. Ou seja, é o estado brasileiro com a maior área do seu território classificada com potencialidade agrícola “muito boa” (classe A1). O resultado sobre os solos está no Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil, publicação inédita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o relatório, 12,2% do território paranaense, equivalente a 24.313 quilômetros quadrados, corresponde à potencialidade “muito boa”. No País, esse índice é de apenas 2% e na Região Sul é de 5,6%.

 

O secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara comemora o resultado e afirma que nós somos de fato um estado diferenciado quando se fala em agronegócio.

“Não seria diferente, o Paraná se saiu bem nessa fotografia porque, de fato, aqui nós temos um jeito diferente de fazer a agricultura. Por força da natureza, nós temos um pedaço do Paraná que tem os melhores solos do mundo. Nós também temos a parte Sul, que é a parte sedimentar o nosso grande arenito do Noroeste, com mais de 3 milhões e 200 mil hectares, todos eles aptos a fazer a agricultura cada vez mais sustentável”, detalha o secretário.

 

Ortigara destaca que às tecnologias atuais podem auxiliar a agricultura em solos menos fertéis, mas um bom solo como o do Paraná faz toda diferença para os resultados agrícolas.

“Nós sabemos que o solo sempre foi e sempre será importante no processo agrícola, mas hoje, com os avanços tecnológicos da inovação, da ciência e do conhecimento, é possível produzir uma agricultura competente, competitiva, de resultados em qualquer tipo de solo. Claro que os solos mais férteis, como o nosso latossolo [são solos constituídos por material mineral] que vai de Cambará até Foz do Iguaçu, que é uma diagonal do Paraná, têm as melhores terras do mundo e a gente tem orgulho disso, porque nós produzimos muito resultado”

Para finalizar, o secretário parabenizou quem é responsável por este resultado: o produtor rural.
“Parabéns a você, agricultor, agricultora, que trata com muito jeito e carinho, cada vez mais esse nosso espaço rural do Paraná, que é o melhor do Brasil e que saiu bem na fotografia do IBGE dizendo assim olha, continue produzindo uma agricultura de resultados plenamente sustentável e com boa técnica, com bom jeito, porque sendo assim a gente vai muito longe”, finaliza Ortigara.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias