“Temos um pedaço do Paraná que tem os melhores solos do mundo”, diz Ortigara sobre potencialidade agrícola
#souagro| Nesta semana, o Paraná foi destaque mais uma vez no cenário nacional, agora tendo a melhor classificação do Brasil em potencialidade agrícola. Ou seja, é o estado brasileiro com a maior área do seu território classificada com potencialidade agrícola “muito boa” (classe A1). O resultado sobre os solos está no , publicação inédita do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o relatório, 12,2% do território paranaense, equivalente a 24.313 quilômetros quadrados, corresponde à potencialidade “muito boa”. No País, esse índice é de apenas 2% e na Região Sul é de 5,6%.
- Mini estacas facilitam o transporte e otimizam a qualidade da produção de mandioca
- CNA debate perspectivas para produção de peixes em 2023 e ressalta importância de plano nacional para desenvolvimento do setor
O secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara comemora o resultado e afirma que nós somos de fato um estado diferenciado quando se fala em agronegócio.
“Não seria diferente, o Paraná se saiu bem nessa fotografia porque, de fato, aqui nós temos um jeito diferente de fazer a agricultura. Por força da natureza, nós temos um pedaço do Paraná que tem os melhores solos do mundo. Nós também temos a parte Sul, que é a parte sedimentar o nosso grande arenito do Noroeste, com mais de 3 milhões e 200 mil hectares, todos eles aptos a fazer a agricultura cada vez mais sustentável”, detalha o secretário.
- Após anos de negociação, Brasil começa a exportar polpa cítrica para a China
- Novas regras exigem mudanças no uso das embalagens de madeira para comércio internacional
Ortigara destaca que às tecnologias atuais podem auxiliar a agricultura em solos menos fertéis, mas um bom solo como o do Paraná faz toda diferença para os resultados agrícolas.
“Nós sabemos que o solo sempre foi e sempre será importante no processo agrícola, mas hoje, com os avanços tecnológicos da inovação, da ciência e do conhecimento, é possível produzir uma agricultura competente, competitiva, de resultados em qualquer tipo de solo. Claro que os solos mais férteis, como o nosso latossolo [são solos constituídos por material mineral] que vai de Cambará até Foz do Iguaçu, que é uma diagonal do Paraná, têm as melhores terras do mundo e a gente tem orgulho disso, porque nós produzimos muito resultado”
Para finalizar, o secretário parabenizou quem é responsável por este resultado: o produtor rural.
“Parabéns a você, agricultor, agricultora, que trata com muito jeito e carinho, cada vez mais esse nosso espaço rural do Paraná, que é o melhor do Brasil e que saiu bem na fotografia do IBGE dizendo assim olha, continue produzindo uma agricultura de resultados plenamente sustentável e com boa técnica, com bom jeito, porque sendo assim a gente vai muito longe”, finaliza Ortigara.