Norberto Ortigara é nomeado secretário de Agricultura do Paraná para nova gestão
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (29) o secretário de Agricultura em 2023. Norberto Ortigara continua à frente da pasta. Nós também já mostramos aqui que um nome foi escolhido para o Ministério da Agricultura.
Técnico agrícola e economista com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar, Ortigara é servidor público da própria Secretaria desde 1978, onde ocupou diversos cargos até se tornar secretário de Estado em 2011.
À frente da pasta, Ortigara foi um dos principais responsáveis para que o Paraná obtivesse o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação e de território livre de peste suína clássica, o que expandiu os mercados compradores da proteína animal produzida no Paraná. Também ajudou o Paraná a consolidar a parceria com as cooperativas e alcançar o patamar de maior produtor de proteína animal do País, além de referência em produção de orgânicos e sustentabilidade no campo.
- Pesquisa aponta custos altos e baixo preço pago ao produtor de leite em 2022
- Ação do bem: campanha da C.Vale arrecada toneladas de produtos para doação
Além de implementar novas iniciativas, ele dará continuidade a programas de sucesso, como a oferta de financiamentos de baixo custo a pequenos produtores (Banco do Agricultor), a pavimentação de estradas rurais (Estradas da Integração), o incentivo ao cooperativismo (Coopera Paraná) e uso de fontes de energia renováveis (Renova Paraná).
Ele também anunciou um nome para o comando da Casa Civil. O atual titular, João Carlos Ortega, fica com o posto. A Secretaria de Planejamento será comandanda pelo ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva.
Outros 11 nomes foram confirmados ao longo da semana: Beto Preto na Saúde, Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência, Leticia Ferreira da Silva, Hudson Leôncio Teixeira na Segurança Pública, Eduardo Pimentel em Cidades, Luciana Casagrande Pereira na Cultura, Helio Wirbiski no Esporte, Marcelo Rangel em Inovação Modernização e Transformação Digital, Sérgio Vieira Benício na Casa Militar, Roni Miranda na Educação e Ricardo Barros na Indústria, Comércio e Serviços.
Com AEN