Foto: Edina Franciosi
AGRICULTURA

Colheita de feijão começa “tímida” na região Oeste e na Centro-Oeste do Paraná

Foto: Edina Franciosi
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Começou a colheita de feijão nas regiões Oeste e Centro Oeste do Paraná. A informação consta no boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) que foi divulgado na terça-feira (06) e mostra desenvolvimento das culturas no estado.

Segundo boletim, o rendimento está dentro do estimado inicialmente. Apenas 1% foi colhido, de acordo com Deral de Cascavel.

Das áreas plantadas no estado, 5% estão em fase de maturação, 25% em frutificação, 33% em floração e 37% em desenvolvimento vegetativo. A safra de feijão foi muito atingida pelas chuvas que ocorreram na região em setembro e em outubro, mas apenas depois da colheita será possível saber o estrago.

Desenvolvimento de outras culturas

No Oeste do Paraná, o clima tem favorecido desenvolvimento das outras culturas, que está normal. Mas ao contrário de antes, agora as lavouras já estão precisando de chuva, por estar na fase reprodutiva, período que mais exige água.

A soja 1ª safra está em boas condições até o momento, entrando em fase de floração, mas em algumas áreas já se verifica plantas em enchimento de grãos. O milho 1ª safra, que apresenta poucas áreas nesta safra, está em sua maioria em desenvolvimento vegetativo, e algumas áreas entrando em floração, também em boas condições de lavoura.

Confira o andamento das safras no Paraná:

Confira o boletim completo AQUI.

Com Deral/PR

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)