AGRICULTURA
CNA orienta produtores rurais que desejam participar de programa nacional de aquisição de terras
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) elaborou um Comunicado Técnico para orientar o produtor rural sobre a participação no Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil.
O PNCF, como é conhecido, é voltado à aquisição de terras por meio de financiamento de crédito, que pode ser utilizado também para a estruturação da propriedade rural, do processo produtivo e também para contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural.
- Após anos de negociação, Brasil começa a exportar polpa cítrica para a China
- Novas regras exigem mudanças no uso das embalagens de madeira para comércio internacional
Trabalhadores rurais não proprietários (parceiros, posseiros ou arrendatários), agricultores proprietários de áreas menores do que quatro módulos fiscais e que comprovem cinco anos de experiência na atividade rural podem participar do programa. Jovens entre 16 (emancipados) e 19 anos devem comprovar dois anos de origem na agricultura familiar.
O produtor que se enquadra nas especificações do PNCF deve se capacitar para entender o funcionamento do programa. Para isso, o Senar em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) desenvolveu um curso a distância exclusivo para quem tem interesse em acessar o Terra Brasil.
- Após anos de negociação, Brasil começa a exportar polpa cítrica para a China
- Novas regras exigem mudanças no uso das embalagens de madeira para comércio internacional
No portal EaD Senar é possível ter mais informações sobre a capacitação, basta clicar AQUI.
Os recursos para as linhas de financiamento vêm do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA) e a gestão do Programa é realizada pelo Departamento de Gestão do Crédito Fundiário da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Saiba mais sobre o programa, clique AQUI.
Com CNA