Foto: Guiness

Cavalo cego bate três recordes mundiais

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Três recordes mundiais para cavalos cegos foram quebrados  por um equino de 22 anos da raça Appaloosa. Conhecido como “Endo, o cego”, o animal perdeu a visão após uma doença nos olhos. Endo e sua dona Morgan Wagner são moradores do estado de Oregon, nos EUA. A parceria dos dois começou quando ela tinha 13 anos. “Minha avó disse que eu poderia ficar com um de seus cavalos e escolhi o Endo. Ele tinha mais carisma e saltitava em volta dos outros cavalos”, contou a mulher ao Guinness World Record.

As conquistas de Endo foram as seguintes: Maior salto livre de um cavalo cego: 106 cm de altura; Maior número de mudanças de voo por um cavalo cego em um minuto: 39 vezes; Tempo mais rápido para um cavalo cego ziguezaguear cinco postes – 6,93 segundos. Segundo o instituto de recordes, a mudança de voo ocorre quando um cavalo alterna as patas dianteiras e traseiras de lugar simultaneamente. Aos oito anos, o equino começou a lacrimejar e aperar os olhos com frequência. Ele foi diagnosticado com uveíte recorrente equina, uma doença ocular crônica que causa dor devido à inflamação repetida da camada intermediária do globo ocular.

 

Mesmo sendo tratada, a doença continuou a progredir, até que os dois olhos se romperam, sendo necessário removê-los. Desde então, a dona precisou ajudar a Endo a se acostumar com uma nova vida. “Ele estava com muito medo no começo, então eu o levei para passear pelo celeiro e depois pela propriedade. Tudo em pequenos passos”. Agora, com os títulos conquistados, Morgan espera que outros donos de cavalos cegos possam se motivar e apoiar seus animais a seguir em frente.

Sobre a raça

O equídeo Appaloosa tem a conformação muito semelhante à do Quarto de Milha. A maior característica dessa raça é a pelagem, que apresenta pintas pequenas ou manchas escuras, distribuídas irregularmente, com maior frequência sobre o lombo e a garupa, embora elas possam aparecer em outras regiões do corpo. As pintas brancas do Appaloosa são diferentes das dos outros cavalos, pois resultam de uma despigmentação da pele. Quanto ao peso, o Appaloosa macho tem aproximadamente 600 kg e a fêmea peso em torno de 500 kg. A altura do Appaloosa macho, em média, é de 1,52 m e a fêmea 1,50 m. Com relação às pelagens, observa-se qualquer fundo básico sobre o qual se apresentem as pintas, que podem ser claras ou escuras, para contrastar.

Aptidões da raça Appaloosa

Os equinos da raça Appaloosa têm as seguintes aptidões:

– Provas de trabalho;
– Corridas de curta distância;
– Enduro; e
– Lazer.

A raça Appaloosa é muito dócil, tem bom valor de mercado e grande aceitação devido a sua pelagem exótica.

Com agências

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias