Foto: Agências

Cachorro brasileiro da raça Shih Tzu ganha prêmio de Melhor Cão do Mundo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Agências

Um cachorro brasileiro da raça Shih Tzu ganhou o prêmio de Melhro Cão do Mundo em 2022. A disputa ocorreu neste mês, em São Paulo.

Em segundo lugar ficou um Jack Russell Terrier, seguido por um Akita Americano. A quarta posição foi ocupada por um Cocker Spaniel Inglês e um Fila Brasileiro completou o pódio.

“Esse trabalho começa desde muito cedo e a Joy ainda é super jovem, tem só 19 meses, mas já vem ganhando muito destaque, como esse Best in Show de hoje. Estamos muito felizes”, comemora o handler Charly Andrade. “O nosso World Dog Show foi um espetáculo. A Shih Tzu se mostrou muito bem, é linda, tem uma cabeça excepcional, movimentação perfeita, um condicionamento fantástico. Por isso, na minha opinião, foi a que mais merecia essa vitória”, afirma Fábio Amorim, árbitro responsável pela escolha da cadela e presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC.

Mais de 4 mil cães vindos de todo o mundo participaram: Taiwan, Rússia, Japão, Coreia, Canadá, Europa, Estados Unidos e países da América Latina. Ao todo foram 55 países participando da competição, que começou no dia 8 de dezembro e teve ainda uma exposição dedicada inteiramente às raças brasileiras. Ela comemorou os 100 anos da Cinofilia no Brasil, iniciada em 1922.

São Paulo sediou pela primeira vez o evento, que acontece anualmente em uma grande cidade do mundo, reunindo criadores de todo o mundo e apaixonados por cães para uma verdadeira maratona de competições. Para ser eleito o melhor cão do mundo, o animal precisa estar o mais próximo possível do padrão da sua raça – documento que registra a origem dela e suas principais características.

Excepcionalmente, 2022 teve dois eventos de disputa do Melhor Cão do Mundo. Em junho deste ano, a edição 2020 – impedida pela pandemia de COVID-19 -, aconteceu em Madrid.

“É o maior show da história das Américas. Estamos muito felizes e satisfeitos. O comitê organizador fez um grandioso trabalho”, pontuou Tamás Jakkel, presidente da Federação Cinológica Internacional – FCI, que reúne os clubes de cães de raça em mais de 90 países em todo o mundo.

Todos os resultados, por raça, podem ser encontrados AQUI.

Com agências

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas