Senar

Organização do produtor e profissionalização são considerados desafios para apicultura

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Senar

A organização do produtor e a profissionalização dos agentes envolvidos na cadeira produtiva são considerados os maiores desafios para apicultura segundo o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O assunto foi tema de debate nesta semana do Senar, com representantes de várias regiões e a diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço.

“Entre os desafios, verificamos a necessidade da organização do produtor, profissionalização dos agentes envolvidos na cadeia produtiva, melhoramento genético, disseminação de boas práticas, ações para fomentar a comercialização, criação de um Agente de negócio que promova um relacionamento com o mercado”, pontuou Andréa Barbosa, diretora de Assistência Técnica e Gerencial.

 

A iniciativa tem o intuito de identificar os principais gargalos das cadeias produtivas e propor ações focadas para ajudar o produtor a superar esses desafios e alavancar a atividade.

Para isso, o Senar conta com o apoio de uma consultoria especializada na identificação desses desafios pela complexidade, impacto e trabalhar com ações propositivas.

 

Além de apicultura, já foram realizadas reuniões para as cadeias produtivas de Bovinocultura de Leite e de Cacauicultura. Em 2022, estão previstas reuniões de trabalho sobre cafeicultura e fruticultura.

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar oferece acompanhamento técnico e gratuito a produtores rurais de 21 cadeias produtivas em 25 estados de todas as regiões do Brasil. Desde 2014, já atendeu mais de 200 mil propriedades rurais.

Com Senar

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias