Foto: Mapa
PECUÁRIA

Nova ferramenta de pesquisa facilita acesso a dados do setor da pecuária

Foto: Mapa
Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Nova ferramenta de pesquisa facilita acesso a dados do setor da pecuária. A novidade foi disponibilizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Trata-se do Painel Temático da Pecuária, uma ferramenta de pesquisa que facilita o acesso a dados de um dos setores produtivos mais importantes no Brasil. O painel pode ser visitado no site do Observatório da Agropecuária Brasileira.

Ao acessar o painel, o usuário poderá navegar por duas plataformas: estatística e geoespacial. Por meio dessas plataformas, encontra dados classificados por período, região, unidade federativa e município. Além disso, é possível identificar o tamanho do rebanho brasileiro, raça dos animais, o número de estabelecimentos com atividade pecuária e informações de abate.

 

Dessa vez, o Painel da Pecuária traz um diferencial em comparação a outros painéis disponíveis: a aba Megatendências, localizada na Plataforma estatística, a qual disponibiliza as informações do estudo “O Futuro da Cadeia Produtiva da Carne Bovina no Brasil: Uma visão para 2040”, produzido pela Embrapa Gado de Corte em parceria com o Mapa.

O estudo traz os resultados no monitoramento do ambiente externo, apresentando informações estratégicas de um conjunto de sinais e tendências que impactarão na pecuária de corte no futuro, consolidando dez megatendências.

 

São elas: biológicas à frente no manejo de resíduos; biotecnologia transformando a pecuária; menos área de pasto, mais carne; lucro apenas com bem-estar animal; pecuária consolidada com grandes players; frigorífico: mais natural e com maior exigência de qualidade; carne com denominação de origem; Brasil, mega exportador de carne e genética; digital transformando a cadeia produtiva; e apagão de mão-de-obra.

Todas as informações disponibilizadas têm por fonte o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Embrapa, a Conab e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (Lapig/UFG).

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)