AGRICULTURA
Toledo foca na segurança alimentar e investe em produtos da agricultura familiar
#souagro| Com foco na segurança alimentar, Toledo realizou o 1º Seminário de Segurança Alimentar promovido pela Prefeitura por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Administração.
O encontro faz parte programação da 1ª Semana da Alimentação de Toledo, com a participação de representantes dos cerca de 30 municípios, sendo 20 abrangidos pelo núcleo de Toledo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).
- “O Brasil não pode ser destruído”, afirma Programa Oeste em Desenvolvimento sobre eleições presidenciais
- Paraná permanece em alerta por conta da chuva, áreas rurais foram muito afetadas
Em Toledo, segundo o presidente do Legislativo Municipal, vereador Leoclides Bisognin, o poder público tem feito sua parte em relação às políticas públicas para o setor. A administração movimenta a cadeia produtiva por meio da compra de alimentos do pequeno produtor e da agricultura familiar. “Além disso, a educação tem papel importante na conscientização. Podemos acompanhar dentro da Semana da Alimentação as ações e trabalhos realizados nas escolas municipais, focado nas crianças. Soma-se a isso a oferta de alimentos de qualidade através dos restaurantes populares, da merenda escolar e dos lanches oferecidos aos projetos e programas sociais”.
Já o prefeito Beto Lunitti destacou a importância da construção de uma política pública sólida voltada à segurança alimentar. “É o cuidado da vida. Nós temos que ter consciência do papel que exercemos. Vejo aqui produtores rurais, pessoas ligadas à instituições, servidores públicos, gente interessada e que gosta de gente e que trabalha para que os toledanos consigam receber um alimento de qualidade”. O chefe do Executivo Municipal salientou ainda que cada ente federativo precisa cumprir sua função de promover o acesso a alimentos saudáveis. “Precisamos de uma política de segurança alimentar verdadeira, transformadora e inclusiva”, disse.
- Exportações do agro aumentam 38,4% em setembro no Brasil
- Colheita do trigo e plantios de soja, milho e feijão são prejudicados pela chuva acima da média no PR
Para o organizador do 1º Seminário de Segurança Alimentar, o diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei, o evento eleva o nome de Toledo nos cenários regional e estadual. “Consolida nossa posição de destaque em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, concluiu.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Prefeitura de Toledo)
(Foto: Prefeitura de Toledo)